Novo Secretário de Saúde encontra seis postos de saúde sucateados

 Novo Secretário de Saúde encontra seis postos de saúde sucateados

Foto: Matheus Costa

Dois Postos de Saúde fechados e outros quatro com sérios problemas de falta de água, de energia elétrica e de material. Há ainda posto com a estrutura comprometida – oferecendo até mesmo risco de desabamento – e o que deve três meses de aluguel. Foi esse o quadro encontrado pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Francisco Cordeiro, na visita que fez a seis postos de Parauapebas: Guanabara, Minérios, Cidade Nova, Fortaleza, Tropical e Liberdade I.
Para o Secretário, o abandono dos chamados “postinhos” confirma a necessidade de a Prefeitura tomar medidas imediatas, para que a população tenha a saúde tratada “com o mínimo de dignidade e respeito”. E é o que será feito ainda neste mês, assegura Dr. Francisco Cordeiro.
Situação em que os postos de saúde foram encontrados pela gestão do Prefeito Darci Lermen:
Posto de Saúde Guanabara: Corte de vacinação por problemas de energia elétrica. Diante da oscilação da corrente elétrica, está impossibilitado de manter as vacinas no local, uma vez que precisam ser mantidas refrigeradas e protegidas para a realização dos procedimentos de vacinação.
Posto de Saúde dos Minérios: Encontra-se fechado. Está sem água desde o dia 14 de dezembro de 2016.
Posto de Saúde Fortaleza: Também está fechado e com o abastecimento de água cortado.
Posto de Saúde Tropical: A sala de vacinação não funciona desde que foi inaugurado. Na parte superior do prédio, a energia foi cortada, o que também deverá ocorrer no térreo da unidade devido à falta de pagamento. Aviso já foi dado pela Celpa. O posto é outro que sofre com a falta de abastecimento de água.
Posto de Saúde Cidade Nova: Estrutura com infiltração e risco de desabamento do teto da unidade. O pagamento do aluguel do imóvel está atrasado há três meses.
Posto de Saúde Liberdade I: Funcionando com ações reduzidas e também com problemas de falta d’água. Na unidade, falta material de escritório, receituários e medicamentos.
Soluções apresentadas para não deixar a população sem atendimento básico de saúde:
Em relação ao Posto de Saúde Fortaleza, o Secretário de Saúde Dr. Francisco fez o pedido para ser reaberto, com isso, já conseguiu fazer o abastecimento de água através de carro pipa, parte de vacinação já está em total funcionamento, atendimentos médicos e de triagem também começaram a ser realizados na unidade.
Já o Posto de Saúde dos Minérios, também voltou a funcionar com atendimentos médicos e abastecimento de água, por enquanto, através de carro pipa.
Os postos de saúde dos bairros Cidade Nova, Tropical, Guanabara e Liberdade I, no momento ainda estão sendo buscadas soluções para que possam atender a população com qualidade.
“A situação que encontramos a saúde é lamentável, mas vamos mudar isso e no que depender dessa gestão, tudo que for possível minimizar de imediato os problemas, será feito com compromisso e responsabilidade”, diz o Secretário de Saúde Dr. Francisco Cordeiro.
Texto: Cléo Lopes – ASCOM/PMP – Foto: Matheus Costa

Deo Martins

1 Comment

  • Quero saber marquei ortopedista e ate agora nao fui chamada tenho pericia dia 10de fevereiro e nada .Moro na Pedra de amolar isso é uma falta de respeito nem no posto sabem dar noticias .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.