Ano letivo na rede municipal começa dia 19 deste mês

 Ano letivo na rede municipal começa dia 19 deste mês

Foto: Arquivo PMP/Anderson Sousa

Foto: Arquivo PMP/Anderson Sousa
Foto: Arquivo PMP/Anderson Sousa

De hoje, quarta-feira (4), a 15 dias, os estudantes da rede pública municipal têm encontro marcado com lápis, borracha, caderno e mochila. É hora de começar a escrever o início do ano letivo 2017, que acontece a partir do dia 19 de janeiro, conforme consta do calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os professores da rede voltam ao trabalho no dia 16 e já nesse dia começam a participar da Jornada Pedagógica, um evento de acolhimento, debate e reflexões sobre a educação municipal que se estende até o dia 18.

Ao todo, serão 109 dias letivos no primeiro semestre e 91 dias letivos no segundo semestre, totalizando 200 dias letivos, o ideal preconizado pelo artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 20 de dezembro de 1996.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto, a rede municipal encerrou 2016 atendendo cerca de 50 mil estudantes distribuídos em 32 prédios urbanos de ensino fundamental, 20 unidades de educação infantil e 11 escolas localizadas na zona rural.

Neto prevê muito trabalho em 2017, ano em que será aplicada a Prova Brasil, exame nacional que é dos componentes para elaboração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

MATRÍCULAS

A Semed divulgou o calendário de matrículas 2017. A inscrição para alunos novatos na educação infantil acontece de 10 a 16 de janeiro presencialmente, ou seja, na própria escola onde se deseja a vaga. A confirmação da matrícula deve ser feita nos dias 16 e a17, também na escola.

Nas creches, os pais devem inscrever as crianças diretamente onde pleiteiam a vaga entre 15 e 30 de janeiro. Em seguida, de 1º de fevereiro ao dia 3, uma comissão vai analisar a documentação entregue pelos pais e, de 7 a 10 de fevereiro, será feita a confirmação da matrícula.

Já no ensino fundamental, novos alunos devem efetuar a pré-matrícula entre os dias 10 e 16 de janeiro, presencialmente, e a confirmação será feita nos dias 16 e 17, também presencialmente.

Alunos que já estudavam na rede terão matrícula automática, feita pela própria escola onde estudou em 2016.

Texto: ASCOM/PMP  –  Foto: Arquivo/Anderson Sousa

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *