Semed recebe 252 kits educativos da Vale

A manhã desta terça-feira, 31, foi marcada por um ganho para a educação municipal: o repasse de 252 kits educativos pela Vale e Fundação Vale à Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença do prefeito Darci Lermen, do vice-prefeito Sérgio Balduino, do secretário de Educação, Raimundo Neto, diretores de escolas, técnicos da Semed e representantes da Vale.
A entrega dos kits faz parte do Circuito Mineração, um Projeto da Vale que vem sendo desenvolvido desde 2014 e que, por meio de parceria com a Semed, tem buscado aproximar a mineração do dia a dia dos alunos, bem como engajar os professores e estudantes nos temas mineração e sustentabilidade. Para isso, ao longo desses três anos foram promovidas ações de formação para os professores, visitas às unidades de conservação e também à operação da Vale.
Segundo a coordenadora do Setor de 3º e 4º Ciclos da Semed, Valdelice Cardoso, cada uma das três etapas do Projeto foi produtiva, contudo a fase mais importante começa agora. “A partir de agora ocorrerá a consolidação de todo um trabalho. É o momento em que será feito o uso do material em sala de aula pelos professores e alunos”, destaca a educadora.
MINERAÇÃO
Ao falar sobre a parceria com a Vale, o secretário de Educação, Raimundo Oliveira Neto, elogiou a iniciativa da empresa de levar a temática para a sala de aula. “Os kits, além de instrumentos pedagógicos, vão servir para provocar discussão sobre a mineração, e dependendo da criatividade dos nossos educadores podemos estender o tema sobre os reflexos disso na nossa economia, abrangendo outras áreas que perpassam por ela”, sugeriu o gestor.
O prefeito Darci Lermen falou sobre a importância da parceria, da ação e do trabalho dos educadores. “Precisamos desenvolver um trabalho em conjunto para termos a melhor educação do Estado, para que nosso Ideb cresça e haja maiores avanços na área educacional”, conclamou Darci, referindo-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A valorização da principal matriz econômica de Parauapebas e aproximação dos alunos e professores da mineração também foram ressaltadas por Paulo Horta, diretor de Operações Ferrosos Norte da Vale, que salientou que o programa pode influenciar na escolha profissional dos alunos. “Essa parceria pode estimular o aluno no aprendizado e, quem sabe, provocar interesse nessa geração, para futuramente torná-los geólogos, engenheiros de minas e engenheiros ambientais”, explanou Horta.
De acordo com Andreia Rabetim, Gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale, o processo de acompanhamento do projeto é de interesse da Vale em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC). “É importante que ao final deste trabalho nós apresentemos bons resultados para o MEC, podendo inspirar políticas públicas que valorizem o trabalho como experimentação”, assinalou Andreia.
KITS GEOCIÊNCIAS
O kit geociência é composto por caixa com amostras de rochas e minerais, um caderno de atividades para o aluno e o suplemento com orientações para o professor. Cada uma das 39 escolas municipais que atendem alunos dos 3º e 4º ciclos, ou seja, do 6º ao 9º ano), receberá uma quantidade de kits proporcional ao tamanho da instituição. As escolas com maior número de alunos matriculados no segmento receberá maior quantidade, para que possibilite melhor desenvolvimento das atividades.