Mamografia no Hospital Geral de Parauapebas

 Mamografia no Hospital Geral de Parauapebas

O Hospital Geral de Parauapebas (HGP) antecipa o Outubro Rosa e realiza um mutirão de mamografia, focando na prevenção do câncer de mama.

A direção do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) se antecipou à data, em que comumente é realizada a campanha e, iniciou um mutirão de mamografia nesta segunda-feira (12).

No lançamento da programação, 50 mulheres participaram de palestras, entenderam como  funcionará o exame e a sua respectiva importância,  assim como já aproveitaram para fazer a mamografia.
A estimativa é que 50 exames sejam realizados diariamente. As mulheres que já estão com o pedido do exame em mãos, solicitado  pelo médico, devem procurar o HGP no horário comercial para realizar o  agendamento. Quem precisar fazer o exame, mas ainda não tem o pedido, deve agendar uma consulta na unidade básica de saúde mais próxima da   sua residência e solicitar ao médico o encaminhamento para mamografia.

De acordo com Iany Mara Pinho Costa, coordenadora do setor de imagens  do HGP, os exames serão realizados pelas equipes de técnicos em radiologia do hospital e o laudo será emitido em até 48 horas por meio do sistema de tele medicina do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), instituição responsável pelo gerenciamento do hospital.
Para o secretário municipal de saúde, Juranduy Soares Granjeiro, presente no evento de lançamento do mutirão, esse é mais um avanço para a saúde pública da mulher. “Nossa população pode ficar tranquila que está em boas mãos, temos trabalhado com afinco para melhorar nossa
saúde cada vez mais e a disponibilização desses exames é mais uma prova do avanço que temos alcançado a partir de muito trabalho e dedicação”, destacou o secretário.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo menos 1.500 mulheres aguardam na fila de espera para realização do exame. “Pretendemos acabar com essa demanda reprimida, contribuindo assim significativamente para a prevenção na saúde da nossa população”, destacou Nilcelha Santana, diretora de qualidade Do HGP.

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.