Em Tailândia, iniciativa combate proliferação do Aedes aegypti

 Em Tailândia, iniciativa combate proliferação do Aedes aegypti

Foto: divulgação

O Hospital Geral de Tailândia e a Secretaria de Saúde do município vêm desenvolvendo desde o dia 10 de janeiro, ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunya e zika, junto aos colaboradores, usuários e acompanhantes de pacientes internados na unidade, por meio de palestras, distribuição de material educativo e performances nas áreas de atendimento do hospital.

A ação estratégica é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), com apoio dos órgãos estaduais, e já surte resultado positivo com a queda de 74% nos casos de dengue no Pará em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do novo Informe Epidemiológico de 2017, emitido pela Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do HGT, a pedagoga Elizbett Gomes, está agendado para esta terça-feira, 28, de 8h às 10h, Blitz contra o mosquito em frente ao mercado municipal, para levar esclarecimento e orientações à população sobre o combate ao mosquito, que transmite várias doenças. A ação contará com repasse de orientações, entrega de panfletos e faixas, entre outros materiais.

De acordo com o enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Wanderson Lisboa Braga, são medidas simples que podem evitar muitos transtornos, como: colocar areia no prato de vasos de planta; entregar pneus velhos para o serviço de limpeza urbana; não deixar água acumulada em nenhum lugar; manter lixeiras e caixas de água bem tampadas, entre outras.

“São mudanças de comportamento que vão determinar o fim do Aedes aegypti e isso já está surtindo efeito com a redução de casos das doenças transmitidas pelo mosquito”, ressaltou, informando que a campanha no HGT conta ainda com apoio de apresentação de vídeos, fonia, banners e cartazes expostos nos murais do hospital, abordando e alertando para prevenção do vírus.

Incentivador da campanha, o diretor executivo do HGT, José Neto, agradece a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tailândia na adesão da ação da Sespa, em favor da saúde pública. “O combate ao mosquito transmissor dessas doenças é uma questão de saúde pública e que exige a parceria de órgãos de todas as esferas, com apoio da população”, ressaltou, mostrando-se otimista quanto às estatísticas da campanha do estado.

Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de média complexidade para cerca de 240 mil habitantes da mesorregião do nordeste paraense. O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-312

Reportagem: Agência Pará

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.