Dia “D” de combate à gripe

 Dia “D” de combate à gripe

Sábado é o Dia D para a campanha de vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pretende vacinar 37 mil pessoas que integram o público-alvo da campanha, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. No Dia D serão disponibilizados 32 postos de vacinação, incluindo as unidades básicas de saúde, que estarão abertos até as 17 horas.

A vacina protege contra a gripe A-H1N1 e mais dois outros tipos de influenza (H3N2 e B/Brisbane). A dose estará disponível na rede pública do município até dia 20 de maio. Voltada a públicos mais vulneráveis a complicações decorrentes da gripe, a campanha dá prioridade a crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz em um período de 45 dias, idosos e cuidadores, pacientes com doenças crônicas, indígenas e profissionais de saúde.

Sobre a dose 

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan.

Neste ano, até 19 de abril, foram notificados 1.092 casos e 128 óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 883 casos e 119 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1). Em 2015, foram 342 casos de SRAG notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2). Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2).

Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, sábado (30/04) nas Unidades básicas de saúde e postos volantes Horário: das 8 às 17 horas.

Veja aqui o dia e os locais de vacinação:

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *