Vereador Miquinha propõe que Praça da Palmares Sul seja denominada “Valdemar Paz de Brito”

Em reconhecimento à trajetória pessoal de luta pelos trabalhadores rurais e pela posse definitiva da terra, principalmente nas áreas da Palmares Sul e Palmares II, Valdemar Paz de Brito será homenageado dando nome a atual praça central do Bairro Palmares Sul, em frente à Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida.

A homenagem foi proposta pelo vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT), no Projeto de Lei nº 59/2021. Miquinha escolheu Valdemar para dar nome a praça devido a sua fundamental importância e contribuição na garantia de trabalho e sustento de centenas de famílias da região, que passaram a ter um pedaço de chão para chamar de seu, o que ajudou no desenvolvimento e melhores condições de vida dessas famílias.

Diante da história de lutas e conquistas traçada por Valdemar, o projeto de lei proposto pelo vereador Miquinha foi aprovado em unanimidade pelos demais vereadores na manhã desta terça-feira (29), durante os trabalhos parlamentares ordinários. Com a aprovação, o projeto de lei segue para sanção do prefeito municipal, Darci Lermen, e entra em vigor na data de sua publicação, quando, definitivamente, a praça da Palmares Sul passará a ser denominada “Valdemar Paz de Brito“.

Trajetória de Valdemar

Nascido em 15 de março de 1939, na cidade de Guadalupe, no Piauí, foi casado com Dona Maria Ferreira dos Santos, com quem teve cinco filhos.

Valdemar Brito mudou-se para o Estado do Pará no ano de 1971, morou em Marabá e Curionópolis, antes de decidir mudar-se para Parauapebas no ano 1994, onde viveu até o ano de seu falecimento.

O piauiense foi um grande líder comunitário, pioneiro da Vila Palmares I, hoje Palmares Sul, ajudou a desbravar as terras que hoje recebem o nome de Palmares. O agricultor viveu um período muito difícil de disputas por terras entre aqueles que queriam trabalhar e os que dominavam áreas de grandes concentrações de terras públicas sem destinação certa. Valdizão, como era conhecido pelos seus companheiros, participou de ocupações, acampamentos e manifestações em busca da posse definitiva da terra, algo que foi finalmente conquistado no ano de 1998, quando o Governo Federal destinou às áreas, hoje denominadas de Palmares, aos agricultores.

Foi ainda um dos principais responsáveis pela abertura das ruas da comunidade, feito na época a base da enxada, da foice e da força bruta. Também foi o responsável pelo plantio da primeira árvore, uma mangueira, no local onde hoje fica a praça do bairro.

Valdizão sempre trabalhou, com garra, determinação, força, coragem e nunca fugiu à luta. Foi essa coragem que sempre esteve presente em sua vida e se colocou à prova, quando em 2001 recebeu o diagnóstico de câncer de próstata, doença com a qual lutou até 2013 quando foi vencido em sua última batalha nesta terra. Fechando assim, o círculo de um homem guerreiro que nunca teve medo em sua vida, lutou sempre que achou a oportunidade e defendeu seus ideais”, finalizou o vereador Miquinha ao se lembrar de Valdemar Brito.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins