Vereador Aurélio Goiano requisita que matéria de ética e práticas de segurança na internet seja obrigatória para alunos da rede municipal de ensino

O vereador Aurélio Goiano (PSD) pediu ao Poder Executivo Municipal (Indicação nº 448/2021) que crie e implemente a obrigatoriedade da disciplina de ética e práticas de segurança na internet para alunos do ensino fundamental na rede de ensino municipal.

O pedido foi apresentado ao plenário na sessão ordinária desta terça-feira (29), onde o parlamentar explicou que as crianças estão cada vez expostas nas redes sociais, facilitando, assim, a ação de criminosos que usam o mundo virtual para persuadir e aliciar jovens e adolescentes durante o uso de diversas plataformas.

Para prevenir crimes na internet, que geralmente são relacionados à exposição, o vereador Aurélio Goiano afirmou ser necessária uma iniciativa do Poder Público Municipal para instruir acerca do uso e perigos da internet.

Neste sentido, o vereador propôs a criação de uma matéria na grade de ensino municipal para ensinar os jovens e adolescentes a lidarem com a nova realidade, protegendo-os dos males advindos desta utilização de forma orientada e segura em relação às suas próprias informações e de terceiros.

A iniciativa tem o objetivo de mostrar aos jovens e adolescentes como se deve lidar com certas situações a que eles estão expostos no mundo digital, protegendo-os de situações indevidas e inadequadas. Para tal, julgo necessária a implantação de matéria obrigatória de Ética e Práticas de Segurança na Internet para os alunos da rede de ensino municipal, proporcionando aos nossos jovens e adolescentes uma maior noção de como viver neste mundo digital da maneira correta, através de aulas práticas com professores qualificados dispostos a ajudar e explicar a real situação do contato com estas tecnologias e sua exposição social”, alegou o vereador Aurélio Goiano.

Na ocasião, o vereador Aurélio também pediu ao Poder Executivo Municipal que realize a conclusão dos serviços inacabados na Rua Jerusalém, esquina com a Rua São Marcos, no Bairro Betânia.

Em seu pedido (Indicação n° 438/2021), o parlamentar contou que nos primeiros meses do ano, a administração municipal iniciou um pequeno serviço de manutenção na rede de esgoto localizada na esquina das ruas Jerusalém e São Marcos, no Bairro Betânia. No entanto, depois de meses do início do serviço, a obra não foi concluída.

A obra inacabada tem causado enormes transtornos e prejuízos à população local devido ao fato de ter sido retirado o asfalto, que ocasionou em um enorme buraco no local, prejudicando o tráfego e a saúde dos usuários pelo contato com a poeira. É importante salientar que a Rua Jerusalém é uma importante via do bairro e, também, é rota do transporte público e dos ônibus das empresas que prestam serviços em nossa cidade, sendo que a falta da conclusão do serviço tem tornado impossível a trafegabilidade no local”, revelou o vereador Aurélio Goiano.

Aprovação

Na intenção de proteger adolescentes e jovens dos novos crimes advindos com a tecnologia digital e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores do Bairro Betânia e garantir a trafegabilidade com segurança dos mesmos, os vereadores aprovaram as Indicações nº 438 e 448/2021, apresentadas pelo vereador Aurélio Goiano.

Com a aprovação, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e implementar os pedidos, caso haja disponibilidade financeira para a execução das solicitações.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins