No Pará, mais de 16 mil disputam um mandato em 2016

Foram protocolados, em todo o Estado do Pará, 16.418 pedidos de registro de candidatura para as eleições de outubro, sendo 455 para prefeito e vice-prefeito cada e 15.702 para o cargo de vereador, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), com dados consolidados até a última segunda-feira, quando encerrou o prazo para que partidos políticos e coligações informassem à Justiça os dados sobre seus candidatos. Somente em Belém, a 97ª Zona Eleitoral recebeu 839 pedidos, sendo nove nomes de políticos que concorrem ao cargo de prefeito e mais nove a vice-prefeito e 821 candidatos que disputam mandato de vereador.

Dez pré-candidaturas à Prefeitura de Belém chegaram a ser divulgadas, mas um problema na transmissão de mídia fez com que o PT não conseguisse registrar sua candidata, Regina Barata, dentro do prazo. Porém, isso não deve impedir que ela dispute. João Batista, coordenador de campanha da petista, explicou que o partido foi orientado pela juíza eleitoral a registrar individualmente cada candidatura, durante o dia de ontem.

O TRE informou que, nos casos em que o pré-candidato, escolhido em convenção, não tiver o registro de candidatura solicitado pelo partido ou coligação, este terá o prazo de 48 horas após a publicação da lista/edital de pedidos de registros de candidatos, para solicitar a candidatura junto à Justiça Eleitoral.

No interior do Estado, o recebimento das solicitações ficaram a cargo das respectivas zonas eleitorais. Já na capital, o recebimento das solicitações ficou sob a responsabilidade da 97ª ZE. O Tribunal Regional Eleitoral só irá divulgar informações dos registros de candidatos, como os nomes deles, após a publicação da lista/edital dos registros requisitados. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para que o Tribunal publique esse edital vai até o dia 18 desse mês.

Reportagem: ormnews

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *