Eleições 2016 – Locais de Votação – Parauapebas/PA

A votação das eleições municipais tem início às 8h e vai até as 17h, em todo o território nacional. Em Parauapebas, teremos cinco candidatos disputando a eleição majoritária (para prefeito) e quase trezentos na disputa por 15 cadeiras no legislativo em 2017. Amanhã, (02), os quase 150 mil eleitores de Parauapebas irão escolher o Prefeito e os Vereadores da nossa querida cidade.

Nas eleições deste ano, o eleitor precisará ter atenção especial a algumas restrições e, ao mesmo tempo, saber o que lhe é permitido.  Com a sanção da minirreforma eleitoral e política, o processo eleitoral ficou ainda mais complexo, aumentando o risco de eleitores e políticos incorrerem em irregularidades.

Hoje, dia da votação, podem surgir dúvidas com relação a temas como a documentação necessária para votar, o horário de votação, como fazer para justificar a falta ao voto e o que pode ser feito no dia.

Temos que tomar cuidado porque hoje já não são mais permitidas as propagandas. De maneira alguma pode ser realizada propaganda eleitoral. Caso o candidato ou sua campanha incorra nessa hipótese, a Justiça Eleitoral, ao tomar conhecimento e tendo provas suficientes, certamente tomará as medidas cabíveis. A propaganda eleitoral no dia das eleições é caracterizada como “boca de urna”. Quem for pego fazendo isso, além da pena de detenção de seis meses a um ano, ainda paga multa. Ou seja, nada de distribuir santinhos, fazer comícios.

Para votar, o eleitor não precisa levar seu título, mas é imprescindível que compareça à seção eleitoral com um documento oficial de identificação com foto, mesmo no caso de quem fez o cadastramento biométrico. São aceitos a carteira de identidade, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, a carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte. Caso o eleitor não possua um documento com foto, não poderá votar usando apenas certidão de nascimento ou a de casamento.

A recomendação da Justiça Eleitoral é que, antes de sair de casa, o eleitor confira onde fica seu local de votação, qual sua seção e os números dos candidatos escolhidos. Para evitar contratempos e esquecimentos durante a votação, o eleitor deve levar a “colinha” para garantir o voto em seus candidatos. Além disso, deve ficar atento ao fim do horário de votação. Vai poder votar somente o eleitor que chegar à seção eleitoral até as 17 horas. O Tribunal Regional Eleitoral informa também  que na cabina de votação é vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, os quais devem ficar retidos na mesa receptora enquanto o eleitor estiver votando — Lei n° 9.504/97, artigo 91-A, parágrafo único.

Confira abaixo o local de votação em Parauapebas

zona-75

zona-106

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *