Ações para potencializar turismo, protocolo eletrônico para atender associações e instalação de banheiros públicos são pedidos de Eliene

Três proposições foram apresentadas pela vereadora Eliene Soares (MDB) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (18), a fim de contemplar com ações do poder públicos diferentes áreas do município.

Turismo

Por meio da Indicação n° 325/2021, Eliene propôs ao prefeito Darci Lermen que analise a possibilidade de aderir a projetos e convênios do governo federal para garantir recursos específicos e voltados à potencialização do turismo local.

Na matéria, a vereadora enfatiza que Parauapebas caminha para tornar-se um importante polo de negócios de turismo e pode potencializar esse processo, candidatando-se para receber recursos do governo federal destinados à realização de campanhas para promoção do turismo no mercado nacional.

Parauapebas pode se candidatar a receber recursos. É gratuito, não paga um centavo; pelo contrário, recebe. E não é porque o município tem excelentes condições financeiras que vai evitar dinheiro de fontes externas. Quanto mais puder receber, melhor será para a população, já que recursos próprios podem ser canalizados a outros serviços essenciais”, enfatizou.

Protocolo eletrônico

Já na Indicação n° 326/2021, Eliene Soares sugeriu ao prefeito que crie um canal de protocolo eletrônico para facilitar o diálogo entre as associações de moradores e a gestão municipal e dê transparência aos registros.

De acordo com a vereadora, muitos líderes de associação reclamam das dificuldades que enfrentam para dialogar com a gestão pública municipal e, assim, levar as demandas de seus bairros.

O protocolo eletrônico seria uma maneira de organizar e universalizar o atendimento comunitário, fazendo com que políticas públicas cheguem aos cidadãos da ponta com mais agilidade e eficiência.

Dessa forma, serão estreitados laços do poder público com a sociedade e, à medida que as demandas registradas e publicadas forem resolvidas, a população aumentará sua confiança nas ações da gestão municipal e passará a interagir positivamente”, argumentou na justificativa da proposição.

Banheiros públicos

Por fim, Eliene Soares apresentou a Indicação n° 327/2021, na qual pediu a construção de banheiros públicos na Praça do Cidadão para atender comerciantes e frequentadores do espaço. A vereadora solicitou ainda que seja realizada a limpeza frequente dos locais, bem como o monitoramento pela Guarda Municipal ou câmeras de segurança.

A Praça do Cidadão, segundo a parlamentar, é um dos grandes pontos de referência de Parauapebas e, com certeza, o espaço público mais frequentado da cidade. Apesar de não existirem estimativas de quantas pessoas circulam por ela diariamente, são milhares, devido à proximidade com a Rua do Comércio, que é o coração do comércio popular do município.

A construção dos banheiros é uma forma de respeitar o cidadão, uma vez que as despesas da manutenção desse serviço são custeadas pela própria população, que é cobrada em impostos e taxas”, destacou Eliene Soares.

Aprovação

As três indicações foram aprovadas pelos demais parlamentares por unanimidade e foram enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e às devidas providências das secretarias responsáveis pelas demandas apresentadas.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg2021

Deo Martins