Veja os municípios do Pará que cancelaram o Carnaval em 2022

 Veja os municípios do Pará que cancelaram o Carnaval em 2022

Foto: Carnaval N1

Fevereiro costuma ser a melhor época do ano para os brincantes que amam Carnaval. No entanto, com o reflexo da pandemia do novo coronavírus que atinge o mundo, vários locais no Brasil já anunciaram o cancelamento das festas em 2022.

No Pará, alguns municípios já decretaram oficialmente o cancelamento das festas de fim de ano e do Carnaval, como foi o caso de Curuçá, Itaituba e Santarém.

Em nota, a Prefeitura de Curuçá, no nordeste paraense, anunciou nesta quinta-feira (25), “que decidiu cancelar as festas de Réveillon e de Carnaval 2022 após a avaliação de risco iminente do aumento de novos casos de Covid-19“.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Curuçá, “o município é bastante procurado nas festividades de fim de ano e no período carnavalesco e, de acordo com o boletim Covid de Curuçá, atualizado na última segunda-feira (22), a cidade já confirmou 2.961 casos da doença, com 90 mortes, sendo que seis novos casos foram registrados nos últimos sete dias“.

Em Itaituba, o prefeito Valmir Clímaco de Aguiar, anunciou o cancelamento das festas em comemoração ao aniversário da cidade, Réveillon e também o Carnaval em 2022.

O principal motivo do cancelamento é a persistência da pandemia de Covid-19 no município. Embora, os casos estejam controlados e a vacina tenha avançado bastante, ainda é temerário realizar festas públicas, onde o controle sobre aglomerações é difícil. Realizar um evento público em que ocorrerá grande circulação de pessoas pode ser preponderante para que surja um novo foco da variante Covid-19“, justificou Valmir.

Santarém também foi um dos municípios que decidiu cancelar o Réveillon e Carnaval. A decisão foi tomada na última terça-feira (23), anunciada através das redes sociais do prefeito Nélio Aguiar.

Olá pessoal, comunicado importante sobre os eventos culturais promovidos pela prefeitura através da Secretária de Cultura. Devido a imprevisibilidade da Covid-19, não teremos Réveillon e Carnaval 2022 no município. Precisamos ter cautela e cuidado nesse momento. Um forte abraço”, escreveu o prefeito.

Por enquanto, apenas três municípios paraenses se manifestaram pela não realização tanto de festas de final de ano quanto de Carnaval.

Em Belém, o Carnaval de 2022 ainda é incerto. Uma reunião para discutir sobre o tema, acontecerá nesta sexta-feira (25), às 17h, no auditório da Aldeia Amazônica – David Miguel, no bairro da Pedreira. A discussão vai acontecer entre os representantes da Liga das Escolas de Samba de Belém (ESA) e a Liga Paraense das Agremiações Carnavalesca (Lipac), que vão realizar o “Debate sobre Regulamento, Diretrizes e o Futuro do Carnaval de Belém e Distritos“.

Brasil

Algumas capitais brasileiras com grande tradição em festas de Carnaval já anunciaram a suspensão das festas, devido ao risco de um possível aumento de casos de Covid-19. Outras, no entanto, ainda estão analisando a possibilidade de liberação.

Sávia Moura/DOL

Deo Martins