Jovens e adultos de Serra Pelada iniciam programa de qualificação

 Jovens e adultos de Serra Pelada iniciam programa de qualificação

Oitenta jovens e adultos de Serra Pelada, em Curionópolis, participaram nesta terça-feira (16) da Aula Inaugural do programa de formação profissional para moradores da localidade, realizada na Escola Municipal Ângela Bezerra, com duração de uma hora. O curso é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a mineradora Vale, que mantém o Projeto Serra Leste na vila.

Uma das estudantes selecionadas, Katiane dos Santos Coutinho, não escondeu a felicidade em iniciar a qualificação que terá duração de sete meses. “Me sinto muito feliz e lisonjeada por estar participando da formação profissional de 2021 aqui em Serra Pelada. É uma oportunidade ímpar oferecida pela parceria entre a Prefeitura Municipal e a Vale, sendo muito importante nos qualificarmos profissionalmente e, assim, termos uma chance no mercado de trabalho”, afirma.

Os alunos estão divididos nos cursos de mecânico de máquina industriais, eletricista de manutenção industrial e operador de retroescavadeira, todos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas serão realizadas nos turnos vespertino e noturno.

Esses cursos são um sonho e a gente sabe que não é fácil trazer para cá, porém o Senai, a Vale e a Prefeita Mariana Chamon se empenharam muito para que esse momento estivesse acontecendo”, declarou o vice-prefeito, pastor José Antônio Sousa.

Segundo ele, muitas pessoas que vivem na comunidade precisam de qualificação e mais de 300 se inscreveram no processo seletivo. “Estes 80 que passaram estão de parabéns e acreditamos muito que, com o empenho e dedicação deles e com a ajuda da prefeita, nós vamos chegar longe e eles terão a qualificação e emprego”.

A prefeita explica que oportunidades como esta estão sendo pensadas pela gestão municipal como uma forma de encaminhar mais cidadãos às vagas de emprego disponíveis na região de Curionópolis e gerar oportunidades de trabalho. “Temos certeza de que esses cursos abrirão portas para estes jovens e adultos além de serem mais um passo rumo ao desenvolvimento e geração de emprego e renda para o município”, diz Mariana Chamon.

Alisson Bosso, gerente de manutenção de Serra Leste, explica que o curso está dividido em três módulos de treinamento: qualificação profissional, formação em ética e cidadania, saúde e segurança e meio ambiente e um módulo comportamental com a realização de workshop sobre vivência e desempenho em entrevistas de emprego.

Serra Pelada recebeu um presente com essa formação profissional. Vai haver treinamento em três formações permitindo que a população se capacite para buscar um objetivo melhor na vida. Teremos sete meses de curso onde o profissional vai ter a oportunidade de entender um pouco sobre este mercado de trabalho e sobre a profissão escolhida dentro do programa, podendo buscar novos desafios”, diz.

O intuito da Prefeitura de Curionópolis e da Vale é ofertar um amplo programa de qualificação profissional para a comunidade de Serra Pelada, com foco em elevar a capacidade de competitividade e empregabilidade dos participantes no mercado de trabalho.

Deo Martins