Praça e campo de futebol recebem nomes de pioneiros de Parauapebas

 Praça e campo de futebol recebem nomes de pioneiros de Parauapebas

Duas proposições, que dão nome de pioneiros do município a espaços públicos, foram aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas na sessão da última terça-feira (9).

As personalidades homenageadas são o ex-vereador Valdir da Usina e a senhora Maria Luiza Saldanha.

Campo de futebol

O Projeto de Lei n º 143/2021, de autoria do vereador Rafael Ribeiro (MDB), denomina como Campo de Futebol Valdir da Usina o espaço para prática esportiva localizado na Vila Cedere I.

Na justificativa da proposição, Rafael contou a trajetória de Valdir Antônio Pereira, que era popularmente conhecido como “Valdir da Usina”.

Na época, Parauapebas vivia tempos de intensas discussões acerca de sua emancipação política. Nesse contexto, Valdir criou a Associação de Moradores de Parauapebas, um instrumento de luta para o município que surgia.

Valdir da Usina ingressou na política na primeira eleição municipal realizada em Parauapebas, no ano de 1988, concorrendo a uma vaga para vereador. Não foi eleito, mas ficou como suplente e posteriormente assumiu o mandato, ocupando a vaga de João Prudêncio de Brito, após a morte deste. Nas eleições seguintes, ele foi eleito por mais três vezes, tendo o esporte local como sua principal bandeira.

O ex-vereador foi responsável pela criação da Liga Esportiva e construção de sua sede. Titulou para a entidade a área onde posteriormente seria construído o Estádio Rosenão, registrou 12 clubes de futebol, construiu campos de futebol nas vilas Palmares I, Cedere I e Paulo Fonteles, além de uma escolinha de futebol para formação de atletas.

Ele teve também atuação reconhecida em políticas voltadas para a juventude, apoiando a criação de grêmios estudantis e de quadrilhas juninas.

Valdir da Usina deixou a política em 2004 e no dia 27 de junho de 2021 ele faleceu, aos 69 anos de idade.

Perdemos esse grande homem, um pioneiro de Parauapebas que residiu aqui por cerca de 35 anos. Por tudo isso, é com grande satisfação que apresento este projeto de lei, que tem como objetivo homenagear o grande Valdir da Usina, um dos pioneiros que orgulha a nossa cidade e faz parte de forma honrosa de nossa história”, ressaltou Rafael Ribeiro.

Praça

Já o Projeto de Lei nº 168/2021, de autoria do prefeito Darci Lermen, denomina como Praça Maria Luiza Saldanha a área de lazer localizada na Avenida Carajás, entre as ruas 33 e 34, no Bairro Nova Carajás (2ª etapa).

Na justificativa da matéria, o prefeito Darci Lermen relatou a trajetória de Maria Luiza Saldanha, mineira natural do município de Abaeté, que chegou à região que se tornaria Parauapebas no ano de 1984 e fez parte da história de crescimento do município.

Maria era casada com João Camargos de Lima e teve oito filhos. Após o falecimento do marido, ela teve de encarar um dos grandes desafios de sua vida, que foi criar sozinha os filhos Rafael, Antônio Eustáquio, Gabriel Augusto, Maria Aparecida, Ildeu, Maria Rita, Miguel Francisco e Ismael. Lamentavelmente, a homenageada faleceu em outubro de 2008, aos 77 anos, devido a problemas cardíacos.

Com todo o seu carisma, dona Maria Luiza tinha como principal característica a empatia e o prazer em ajudar as pessoas. É em reconhecimento a essa pioneira de Parauapebas, que tanto contribuiu para a geração de emprego e renda neste município, que a gestão municipal honrosamente dá o nome à nova área de lazer do Bairro Nova Carajás de Praça Maria Luiza Saldanha.”, justificou o prefeito.

Apreciação

Os projetos de lei nº 143 e nº 168 foram analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que emitiu pareceres favoráveis à aprovação de ambos.

Os vereadores seguiram orientação da comissão e aprovaram por unanimidade as proposições, que foram enviadas para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / (AscomLeg 2021)

  • OBSERVAÇÂO – A foto da inauguração da praça é de Elienai Araújo. Já a foto de Rafael com Valdir é de Kleyber de Souza 

Deo Martins