Hospital Geral de Parauapebas conta com dois tomógrafos para atender a população

 Hospital Geral de Parauapebas conta com dois tomógrafos para atender a população

A Saúde pública em Parauapebas vem avançando nos serviços prestados aos munícipes e na tarde da última terça-feira, 31, foi realizada uma visita técnica as novas instalações do núcleo de diagnóstico por imagem do Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

O núcleo de diagnóstico por imagem é formado por raios-x, ultrassonografia e tomografia que agrega equipamentos de ponta, e que atende demandas de pacientes internados e pacientes de urgência e emergência.

De acordo com o coordenador médico do núcleo de diagnóstico por imagem, Antônio Malcher Junior, o grande diferencial do núcleo é a vasta realização de exames de tomografia. “Hoje realizamos todos os tipos de tomografia, desde tomografia de crânio a tomografia de membros, realizamos também, tomografia de tórax, abdome de paciente cirúrgico e de paciente internado no pré e pós operatório“.

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, ressalta a importância dos tomógrafos ao município. “Parauapebas é o único município no estado do Pará a ter dois tomógrafos na rede pública de serviço prestando um serviço humanizado. É válido salientar que de janeiro até agosto de 2021, conseguimos zerar todas as demandas reprimidas obtendo mais de cinco mil exames de TC, isso é um sucesso para Parauapebas,  essa é a marca do nosso prefeito Darci Lermen e João do Verdurão“.

Dos dois aparelhos de tomografia que compõem o núcleo de diagnóstico, um foi adquirido com recursos próprios e outro através de doação do Ministério da Saúde.

Presente no evento, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, falou da satisfação em entregar as novas instalações do núcleo de imagem. “Para nós hoje é um dia muito importante, pois este espaço dá mais tranquilidade para o nosso atendimento ajudando no diagnóstico precoce diante de qualquer tipo de situação que requer o uso do tomógrafo“.

Texto: Luciana Queiroz/Pmp – Fotos: Luciana Queiroz

Deo Martins