Câmara Municipal de Parauapebas realiza entrega de honrarias em sessão solene

 Câmara Municipal de Parauapebas realiza entrega de honrarias em sessão solene

Na noite desta segunda-feira (27), foi realizada sessão solene na Câmara Municipal de Parauapebas para entrega de Títulos de Cidadão Honorário, Comenda Municipal do Mérito Milton Martins e Moção de Congratulação à pessoas que contribuem com o desenvolvimento do município nas mais diversas áreas.

No total, foram 15 homenageados com a entrega de honrarias propostas pelos vereadores Elvis Silva – Zé do Bode (MDB), Zacarias Marques (PP), Israel Miquinha (PT), Josivaldo da Farmácia (PP), Léo Márcio (Pros), Elias da Construforte (PSB) e Josemir Silva (Pros).

Receberam título de Cidadão Honorário: o sargento da PM Rodrigo Pereira Sodré; o servidor público David Cartiano Dias; o capitão da PM Jardson Costa dos Santos; o escritor e filósofo Charles Trocate; o servidor público e evangelizador Eudes Leão dos Santos; o professor Gleidson de Jesus Lima Santos; o empreendedor e evangelizador José Manoel Conceição do Nascimento; o presidente da antiga Associação Kimê, Luizinho Cardoso Neto; o psicopedagogo Deodato de Miranda Alves Júnior; o odontólogo e servidor público Marco Aurélio Rodrigues Lopes; a presidente da OAB Subseção Parauapebas Maura Regina Paulino; o advogado e professor Wellington Valente e o evangelizador e ancião/diretor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Miguel Coimbra de Almeida.

A Comenda Municipal do Mérito Milton Martins foi concedida ao o jornalista Lima Rodrigues e a Moção de Congratulação foi dada ao cantor e compositor Márcio Deluk.

Homenageados de Zé do Bode

Os primeiros a receberem as honrarias da noite foram os homenageados do vereador Zé do Bode, que por meio dos decretos legislativos nº 10/2021 e nº 15/2021, concedeu os títulos de Cidadão Honorário de Parauapebas ao sargento da Polícia Militar do Estado do Pará, Rodrigo Pereira Sodré, e ao servidor público David Cartiano Dias, respectivamente.

  • Em seu dossiê militar, o Sargento Sodré recebeu aproximadamente 16 elogios do quadro do Comando da PMJá compôs o efetivo da 2ª Companhia do 23º BPM em Eldorado do Carajás o 10º Pelotão de Curionópolis. No ano de 2014 foi designado para compor o quadro dos distritos de Alto Bonito e Garimpo das Pedras. Em todas as suas missões, teve uma atuação voltada para a garantia da manutenção da ordem e segurança do cidadão.

  • David Cartiano Dias trabalhou no Sistema Único de Saúde (SUS) na Secretaria de Saúde do município desde os 14 anos de idade. Iniciou sua atuação na pasta como entregador e aos 18 anos foi efetivado como servidor e auxiliar administrativo e, desde então, cresceu na carreira. Formou-se em administração pública e se especializou em gestão e organização de saúde. Tornou-se diretor geral do Hospital de Campanha de Parauapebas e da Ala Covid-19 do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), sendo fundamental na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Homenageado de Léo Márcio

Na sequência, o vereador Léo Márcio entregou o titulo de Cidadão Honorário a Jardson Costa dos Santos, concedido por meio do Decreto Legislativo nº 2/2022.

  • O homenageado é popularmente conhecido como “Capitão Costa”Natural de Belém, chegou a Parauapebas em 2014. Atualmente exerce o cargo de comandante da 1ª Companhia no 23º Batalhão da Polícia Militar do Estado Pará no município e de chefia da 1ª Seção do Batalhão. Capitão Costa já atuou em diversas missões de apoio à sociedade e de combate à criminalidade, em especial nas atividades de reintegração de posse de áreas urbanas e rurais, combate ao tráfico de entorpecentes e crimes contra o patrimônio.

Homenageados de Israel Miquinha

Miquinha entregou a Comenda Municipal do Mérito Milton Martins a Josivaldo Lima Rodriguesaprovada por meio do Decreto Legislativo nº 6/2022, e o título de Cidadão Honorário Charles Trocate, concedido no Decreto Legislativo nº 7/2022.

  • Lima Rodrigues é natural de Marabá e mudou-se para Parauapebas em 2012. Produz e apresenta o programa Conexão Rural desde dezembro de 2011. Lima, que é formado em Jornalismo, é um dos fundadores da Academia Parauapebense de Letras,  escreveu biografias de diversas personalidades da política, do esporte e da televisão em literatura de cordel. Já participou de coletâneas com poesias de sua autoria e lançou em 2017 o livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”. Paralelo ao jornalismo, Lima Rodrigues desenvolve trabalho social de localização de pessoas desaparecidas desde outubro de 2018, já localizou quinze pessoas desaparecidas e investiga cerca de 20 casos.

  • Charles Trocate, filósofo e escritor, é natural de Castanhal, Pará, e chegou a Parauapebas em 1984. Membro do Movimento Sem Terra, foi vendedor de frutas, picolé, pão, calçados, engraxate, extrator de areia, marceneiro, cobrador de ônibus e goleiro de futebol. O homenageado é também educador popular, editor, membro da Academia Sul-paraense de Letras e autor dos livros “Poemas de barricada“, “Bernardo: meus poemas de combate“, “Ato primavera” e “Quando as armas falam as musas calam?“. Em seu penúltimo livro, em coautoria com Tadzio Ceolho, “Quando vier o silêncio: o problema mineral brasileiro“, o autor faz um balanço da questão mineral sob a ótica dos dois maiores desastres ambientais da história recente do país: os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Em setembro de 2021, Trocate participou como escritor estrangeiro da 21ª edição do Internationale Festival de Literatura de Berlim e foi palestrante e conferencista em vários países, como Cuba, Equador, Inglaterra, Alemanha, Bilbao e Venezuela.

Homenageados de Zacarias Marques

O vereador Zacarias Marques homenageou seis pessoas com a concessão de títulos de Cidadão Honorário:

  • Eudes Leão dos Santos (PDL nº 16/2021) chegou a Parauapebas em 1982. Aqui, trabalhou na Hidroserve, na Integral Engenharia, na Promont Engenharia e na Enefer Consultoria. Em 1996, passou no concurso da prefeitura para o cargo de fiscal de urbanismo, onde trabalha até a presente data. Após a convicção de um chamado divino, Eudes sai a pregar, sempre em suas folgas e de forma voluntária, não recebendo nenhuma ajuda de custo, passando a evangelizar nas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Marabá, levando a palavra de Deus a todos os lugares.

  • Gleidson de Jesus Lima Santos (PDL nº 18/2021) é professor, natural de Arari, no Maranhão e mora em Parauapebas desde 2001. Trabalhou em escolas na zona rural do município e foi o responsável pela criação do projeto Jogos Escolares do Campo. Professor Gleidson também realiza, às suas próprias custas, trabalhos como distribuição de sopão, cestas básicas e entrega de brinquedos para crianças carentes. Além disso, dá aulas de reforço, propaga a cultura do cinema de rua e realiza torneios de futebol com times compostos por adolescentes.

  • Luizinho Cardoso Neto (PDL nº 9/2021) mudou-se para Parauapebas em 1985 e participou ativamente dos movimentos em prol da emancipação do município. Posteriormente ficou conhecido por ser presidente da antiga Associação Kimê, onde realizou projetos sociais que fomentaram a prática do caratê no município, atendendo gratuitamente crianças, jovens e adultos. O trabalho proporcionou a muitos atletas a oportunidade de participarem de competições estaduais, regionais, nacionais e até internacionais.

  • José Manoel Conceição do Nascimento (PDL nº 8/2021) é popularmente conhecido como “Maninho”. Chegou a Parauapebas em 1987, inicialmente trabalhou em garimpos e anos mais tarde em panificadora. Anos mais tarde, decidiu empreender no setor de supermercadista, construiu casas para alugar e investiu no ramo hoteleiro. Assim, contribuiu com a geração de empregos através de seus empreendimentos, com o trabalho social e também com o serviço espiritual através do projeto “Evangelho sem Fronteiras”.

  • Deodato de Miranda Alves Júnior (PDL nº 7/2021) reside há mais de 20 anos em Parauapebas. Veio transferido ao município como 2º tenente e já comandou as companhias da Polícia Militar em Curionópolis e Canaã dos Carajás. Desde 2008 também passou a atuar na educação. O tenente é formado em pedagogia e pós-graduado em psicopedagogia clínica e em gestão escolar. Atualmente, é psicopedagogo do Departamento de Apoio Psicossocial e Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representante da pasta no Conselho Municipal do Direito da Criança e do adolescente (Comdcap).

  • Marco Aurélio Rodrigues Lopes (PDL nº 8/2022) é odontólogo, natural de Araçatuba, São Paulo, e chegou a Parauapebas em 2005. Servidor efetivo do município, atuou em diversas unidades de saúde nos bairros Altamira, Liberdade 1, Guanabara, entre outros, além da zona rural. Já exerceu diversas funções e atuou em áreas diversas também, entre elas na coordenação de saúde bucal do município, na fiscalização sanitária de consultórios e clínicas odontológicas e desde de 2020 assumiu a coordenação da Secretaria de Vigilância Sanitária.

Homenageada de Elias da Construforte

O vereador Elias da Construforte entregou o título de Cidadã Honorária para Maura Paulino. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 19/2021.

  • Maura Regina Paulino é natural da cidade de Fernandópolis, São Paulo. Formada pela Faculdade Camilo Castelo Branco, a advogada chegou a Parauapebas em 2004. Maura Paulino advoga há mais de 17 anos e foi vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Pará – ATEP. Atualmente é presidente da OAB Subseção Parauapebas e foi reeleita para continuar na presidência da instituição no triênio 2022-2024. Em sua gestão, à frente da OAB Parauapebas, conseguiu sediar o Primeiro Colégio de Presidentes de Subseções no ano de 2019.

Homenageado de Josivaldo da Farmácia

Na sequência, o vereador Josivaldo entregou o título de Cidadão Honorário de Parauapebas para Wellington Valente. A concessão da honraria foi realizada por meio do Decreto Legislativo nº 4/2022.

    • Wellington Alves Valente nasceu na cidade de Governador Valadares, Minas Geraisformou-se em direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Em janeiro de 1999, a convite da então Prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita, assumiu procuradoria geral do município. É advogado militante na comarca de Parauapebas e em diversas outras comarcas pelo Brasil. Também é professor universitário do curso de direito da Faculdade Anhanguera em Parauapebas. Na condição de advogado é titular do escritório de advocacia Valente & Reis Advogados e Consultores Associados, que tem sede no município de Parauapebas, Belo Horizonte e Marabá.

Homenageados de Josemir Silva

Josemir Silva entregou o título de Cidadão Honorário de Parauapebas para Miguel Coimbra de Almeida, concedida no Decreto Legislativo nº 13/2021, e a Moção de Congratulação nº 3/2021 a Márcio Deluk.

  • Miguel Coimbra de Almeida é maranhense de Dom Pedro chegou em Parauapebas em 1998, assumindo a função de Ancião/Diretor na Igreja Adventista do Sétimo Dia, atuando na expansão do adventismo na cidade. Ao fundar vários templos, hoje a denominação Adventista possui 76 congregações no município e aproximadamente 13 mil membros. Liderou programas sociais da denominação, como o “Mutirão de Natal”, realizado anualmente a partir do mês de outubro para arrecadação de alimentos, que são distribuídos às famílias carentes nas festas natalinas. Programa “Vida por vidas”, com doação de sangue pelos membros da igreja ao banco de sangue do HEMOPA e o programa “Quebrando o Silêncio” voltado ao combate à violência contra a mulher.

    Márcio Alberth de Melo Nunes – Márcio Deluk, que é cantor e compositor,  foi um dos grandes vencedores do concurso musical de nível nacional, o eFestival Instrumental. O artista é natural de Imperatriz, Maranhão, mas reside em Parauapebas há mais de quatro anos e participou da competição, representando o município. Deluk, que também é farmacêutico, venceu com sua música “Me Dá Uma Moral”, na categoria “Profissionais de Saúde”, que foi a mais votada na final por júri popular

Texto – Nayara Cristina (AscomlLeg 2022) 

Deo Martins