Demora no atendimento do INSS pode levar um ano

 Demora no atendimento do INSS pode levar um ano

Prazo de atendimento em posto do INSS no Pará chega a um ano.

Os beneficiários que precisam dos serviços prestados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) contam que estão tendo dificuldades para receber atendimento na agência localizada na cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará. O período para agendar o atendimento está chegando a um ano de espera por falta de funcionários no órgão.

Muitos dos usuários que procuram o espaço para realizar perícia média ou dar entrada no salário maternidade, por exemplo, precisam chegar durante a madrugada para conseguirem atendimento no Instituto. Com o alto fluxo de demandas, os dois funcionários que trabalham no órgão não conseguem suprir a demanda diária de atendimentos.

Além da falta de profissionais para atendimento no posto de Parauapebas, a população reclama do pouco espaço interno no prédio do órgão, que é alugado, e também do desconforto.

“Estou aqui não porque eu quero, mas porque não tenho condições de trabalhar”, afirma o operador de máquinas Mauricio Costa, que espera por atendimento há um ano.

Em 2013, o novo prédio do INSS seria entregue em Parauapebas, porém, o empreendimento orçado em mais de R$ 2 milhões está com as obras paradas.

Em nota, a Superintendência Regional do INSS reconhece a deficiência no quadro de funcionários, mas está programando um concurso público para a contratação de mais peritos para o órgão. Sobre as obras paralisadas, órgão informou que o contrato com a empresa responsável pela obra foi cancelado, mas já iniciou o processo de licitação para terminar a construção do novo prédio.

Matéria: G1

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.