Obras de saneamento, infraestrutura e reformas são solicitadas por vereadores

 Obras de saneamento, infraestrutura e reformas são solicitadas por vereadores

Os vereadores Josivaldo da Farmácia (PP), Israel Miquinha (PT) e Rafael Ribeiro (MDB) apresentaram indicações na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (23) propondo melhorias no saneamento básico, obras e reformas de unidade de saúde e escola.

Saneamento básico

Josivaldo apresentou duas proposições solicitando melhorias no saneamento básico no Bairro Casas Populares II e no Polo Moveleiro. Por meio da Indicação nº 343/2022, o vereador pediu melhorias no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como a recuperação das vias e implantação de ruas novas no entorno do igarapé no Bairro Casas Populares II.

Devido à alta vegetação no igarapé e o estado das ruas, bem como visando melhorar o tráfego da localidade, o Poder Executivo deve melhorar esses aspectos para beneficiar todos os moradores do bairro, como também os que residem ao entorno, criando novas vias e garantindo segurança e comodidade dos motoristas que utilizam as ruas do bairro. O igarapé também carece de limpeza”, explicou.

Em seguida, Josivaldo propôs na Indicação nº 344/2022 a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água, esgoto e manutenção das vias no entorno do igarapé da região do Polo Moveleiro.

Essas ações e medidas acabam por incentivar ainda mais o comércio madeireiro de toda a região, tornando todo o polo moveleiro um local melhor para realizar as atividades relacionadas, além de garantir mais proteção à saúde e segurança tanto aos trabalhadores, residentes e até mesmo aos clientes que buscam os produtos e serviços ofertados”, justificou.

Obra

Já o vereador Miquinha apresentou a Indicação nº 351/2022, na qual sugere a construção de uma escadaria ligando a Rua Renato Russo, no Morro do Macaco, à Rua Marcos Freire, no Bairro Chácara do Sol.

Segundo o vereador, a população residente nas localidades citadas, há mais de 20 anos, só consegue sair de suas casas usando uma escada improvisada, construída pelos próprios moradores. O acesso é precário, escuro à noite, cheio de mato, lama e animais peçonhentos. Entretanto, é o único caminho que os moradores têm para poder ir e vir para o trabalho, comprar mantimentos, procurar atendimento médico e as crianças têm para ir à escola.

Não podemos permitir que essa comunidade já tão carente de serviços públicos sofra ainda mais em suas lutas diárias. É preciso que se construa o quanto antes uma escada de acesso com estrutura digna, com corrimão, iluminação e calçadas nas laterais, para que essa população seja beneficiada com esse acesso, garantindo o bem-estar social”, argumentou Israel Miquinha.

Reformas

Por fim, o vereador Rafael Ribeiro apresentou duas proposições pedindo reformas. Na Indicação nº 352/2022, o parlamentar solicita a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garimpo das Pedras.

Em visita à Vila Garimpo das Pedras, visitei a UBS da comunidade e constatei a necessidade urgente de manutenção e reforma de todo seu espaço, pois as dependências da referida unidade estão necessitando de uma ampla reforma, para melhor atendimento aos pacientes que buscam o local”, relatou.

Já na Indicação 353/2022, o vereador pede a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vilhena, na Vila Cedere I.

De acordo com Rafael, a referida unidade de educação precisa urgentemente de reforma e ampliação do espaço físico, bem como melhorias na rede de energia elétrica, escoamento de água do pátio, esgotamento sanitário, espaço físico para biblioteca e reforma na quadra de esportes.

Esta é uma demanda de extrema importância, sendo uma reivindicação da comunidade em geral, com o intuito de melhorar o espaço de aprendizado e ensino tanto para alunos quanto para professores, trazendo bem-estar, cidadania, educação, esporte e lazer de qualidade para alunos de uma região tão importante de nosso município”, enfatizou.

Aprovação

As cinco indicações foram aprovadas por unanimidade pelos demais parlamentares e enviadas para apreciação e análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022

Deo Martins