Bairro da Paz ganha área de lazer e a nova praça está em fase de construção

 Bairro da Paz ganha área de lazer e a nova praça está em fase de construção

Projeto em 3D após a conclusão das obras na Praça da rua Araguaia, bairro da Paz

Vai ser bom demais uma praça aqui no bairro para fazer uma caminhada e sentar, conversar com os amigos a noite e passear. Vai ficar bom demais’! Foram estas as palavras acompanhadas por um tom de entusiasmo, que a dona de casa e moradora do bairro da Paz há mais de 20 anos, Edinalva Maria da Conceição, relatou ao saber que próximo de sua casa uma nova praça está sendo construída. A Prefeitura de Parauapebas tem ampliado o número de áreas de vivência em várias comunidades da cidade, com projetos que visam a instalação de locais ideais para as famílias, crianças, jovens e idosos aproveitarem momentos de lazer.

Agora chegou a vez do bairro da Paz e quem reside nas imediações da rua Araguaia, um dos principais trechos de saída do bairro, daqui alguns meses vai presenciar um cenário totalmente modificado, mais agradável e muito melhor que antes, principalmente para as crianças que pela falta de opção brincavam anteriormente em um campinho improvisado. O projeto está sendo executado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Aqui era uma área de baixão e alagável. Fizemos drenagem, compactação do solo e taludes. Precisávamos garantir que o local ficasse seguro e desenvolver o projeto da praça que vai beneficiar não só os moradores do bairro da paz e todos os moradores de Parauapebas”, detalhou a arquiteta da Semob, Hirla Bento.

A praça da rua Araguaia terá uma quadra de futsal, academia ao ar livre, playground, espaços de vivência, paisagismo, pergolados, rampas para acessibilidade e piso tátil garantindo melhor segurança aos futuros frequentadores do local. As crianças PDCs também terão onde se divertir com brinquedos adaptados.

A expectativa é grande. Antes era muito complicado para as nossas crianças que tinham que dividir espaços com quem vinha de outros lugares, pessoas que não eram confiáveis. Com essa praça, eu creio que vai ter mais segurança”, detalhou a moradora, Raiane Pereira.

Os pequenos comerciantes da rua Araguaia aguardam ansiosos pelo dia da inauguração com a previsão de ser entregue aos moradores do bairro da Paz, no primeiro semestre de 2023.“Há muitos anos a gente estava esperando essa praça. É com bons olhos que essa obra está sendo construída aqui no bairro da Paz. Nesse local onde está sendo feita a praça era um problema de um lixão e o prefeito Darci Lermen veio aqui, ouviu as nossas reclamações e hoje está sendo construída. A gente espera que essa obra saia o mais rápido possível,  porque o bairro Da Paz precisa de uma área de lazer”, finalizou o comerciante,  Francisco Ribeiro.

Texto: Cleidi Rodrigues – Ascom PMP – Fotos: Renato Resende – Ascom PMP – Fotos: Luciana Pinheiro e Manuel Oliveira – Semob

Deo Martins