CALAZAR EM CANAÃ: Os cães são apenas vítimas; 395 já foram sacrificados no município

A Prefeitura de Canaã dos Carajás divulgou nesta terça-feira (22)  os números oficiais dos casos de Calazar no Município, em humanos, que já se somam 22 casos ,  e cães, onde 395 confirmaram a doença transmitida pelo mosquito palha.

Na nota divulgados no site oficial, diz que, em caninos , de 534 testes rápidos realizados, 395 confirmaram a doença transmitida pelo mosquito palha, e que, nos cães infectados são aplicados a eutanásia.

De acordo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando diversas ações preventivas no município, como testes, eutanásia em cães infectados , estudos sobre a infestação e ações de sensibilização como palestras em escolas e comunidades.

Nas residências dos pacientes com casos confirmados de Leishmaniose Visceral é realizado o procedimento de borrifação intra e extradomiciliar. Uma técnica na qual é aplicada uma solução combativa ao mosquito, borrifada em um raio de 300 metros do local.

A doença em cães  provém do mosquito que também acaba transferindo, através de mosquitos , para seres humanos.

Desde o início do ano, a Semsa tem realizado diversas ações preventivas: testagem rápida nos cães sintomáticos; eutanásia dos cães positivos; estudo entomológico para verificar qual o bairro apresenta maior infestação do flebótomos o mosquito palha -, vetor do protozoário causador da doença; além de realizar palestras sobre o tema em escolas e centros comunitários e ações de comunicação via imprensa e veículos públicos de comunicação para sensibilizar a comunidade.

Da redaçāo do Portal Canaā, com informações da Prefeitura Municipal de Canaā dos Carajás

 

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *