Guarda Municipal inicia treinamento de táticas defensivas

 Guarda Municipal inicia treinamento de táticas defensivas

Nesta segunda-feira, 11, teve início o Curso de Imobilizações Táticas Defensivas para a Guarda Municipal (GM), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). A capacitação é ministrada pelo Instituto Brasileiro de Segurança Pública e Privacidade (Ibrasepp) para os 132 guardas, divididos em três turmas, que além da teoria, também serão submetidos a parte prática com técnicas de uso progressivo da força.

Estamos fazendo a introdução para a primeira turma, com 42 guardas, que depois da parte de leis, serão submetidos à imobilização tática com o uso de tonfa para que eles apliquem de forma correta no seu dia a dia, quando necessário”, explicou o instrutor do Ibrasepp, Arlindo Guedes, que é responsável por aplicar o conteúdo teórico do curso e também é Guarda Municipal, em Belém.

Quem ministra a instrução prática do curso é o guarda municipal de Belém, Mitchel Saraiva, que comentou sobre a forma de abordagem e atuação da guarda. “Nós vamos passar técnicas de imobilização de mãos livres, com imobilizações e potencialização com o uso da tonfa, que é um tipo de bastão e é o material que a guarda local dispõe. Observamos que quando a GM atua de forma preventiva em praças e logradouros públicos, tem se mantido a ordem nesses espaços com a diminuição do índice de criminalidade”, afirmou.

O secretário da pasta, Wanterlor Bandeira, esclareceu que a intenção da administração pública é capacitar cada vez mais a Guarda para que possa ser prestado um trabalho de qualidade no município. “No próximo ano teremos mais treinamentos e vários desses profissionais passarão por qualificação para aprimorar cada vez mais a vivência”, disse.

Os membros da Guarda Municipal estão animados para o novo treinamento. “Essa capacitação é fundamental para a segurança pública. Estamos com boas expectativas porque vemos a vontade e o compromisso que o prefeito tem com a GM”, finalizou a guarda Zavitoski.

O treinamento segue até o dia 16 de dezembro, sendo a parte teórica ministrada na sala seis do Ceup e o conteúdo prático ocorrerá no Ginásio Poliesportivo.

Texto: Sara Nascimento – Fotos: Joice Lima e Piedade Ferreira – Assessoria de Comunicação – Ascom  PMP

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *