Semana do Bebê

 Semana do Bebê

Nesta segunda-feira (06), no Plenarinho da Câmara Municipal, foi realizada a solenidade de abertura da Semana do Bebê, o evento integra as ações desenvolvidas pelo município de Parauapebas para renovação do Selo Unicef. Promover o estímulo aos cuidados e políticas públicas para a primeira infância são metas estabelecidas para o evento.

“A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização, a partir dela teremos mais uma ferramenta para envolver a sociedade na busca de melhorias para nossas crianças”, destacou Aldo Serra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap), um dos organizadores do evento.

Juliana de Souza, articuladora do Selo Unicef no município, destacou que; “A Semana do Bebê é uma atividade para fazermos mais pela primeira infância. Em Parauapebas, 10,26% da população tem entre zero e seis anos, são aproximadamente 26 mil crianças, uma população expressiva que necessita desse olhar especial”.

“Na saúde como um todo avançamos muito, porém, temos grandes desafios, e todo o esforço que foi empreendido pela Secretaria de Saúde, Comdcap e demais parceiros envolvidos na programação da semana do bebê demonstra o compromisso dessa gestão com o cuidado do futuro, que passa pela primeira infância”, frisou Juranduyr Soares Granjeiro, secretário municipal de saúde.

“A primeira infância é a fase em que o caráter do ser humano é formado, em que as crianças precisam de amor, cuidado e atenção dos pais, cuidadores e também do poder público. Nossa cidade é muito dinâmica e tem crescimento populacional impressionante, só na maternidade pública nascem em média cinco mil crianças por ano, um desafio para a gestão pública”, informou o prefeito Valmir Mariano.

“Nossa gestão tem trabalhado para atender o público infantil nas suas necessidades principais, entregamos para a população, ano passado, a primeira creche pública do município, que recebe crianças a partir de nove meses, e outras oito creches estão em construção. No novo hospital, que entregaremos em breve para a população, as mães terão condições de terem o parto assistido, com a presença de um acompanhante, o que não corre hoje”, reforçou Valmir Mariano.

Durante a solenidade de abertura os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Bebê Prefeito, que nasceu à 01h40 da segunda-feira (6), na maternidade pública e foi a primeira criança nascida na Semana do Bebê, ele se chama Riquelme, filho de Maria Cristiane Lima e Josiel Marques do Nascimento.

Durante a semana, nas unidades de saúde da zona urbana e rural, e também nos Centros de Assistência Social (Cras), estão sendo realizadas palestras para pais e cuidadores sobre a temática do desenvolvimento infantil, além de oficinas, cursos e rodas de conversa sobre pré-natal, assistência ao parto e ao recém-nascido e amamentação. O encerramento da Semana do Bebê ocorrerá na sexta-feira (10), às 17 horas, na Praça Mahatma Gandhi, com uma carreata de carrinhos de bebês.

Texto: Karine Gomes – Foto: Anderson Souza

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.