Material liberado por plástico pode causar câncer

 Material liberado por plástico pode causar câncer

O papel filme é a salvação de muitas pessoas na hora de condicionar os alimentos, pela praticidade e para evitar o contato dos alimentos com fatores externos. Porém, é necessário prestar atenção no bisfenol, substância derivada do plástico.

Esse composto pode ser encontrado em utensílios de plásticos que apresentam policarbonato em sua composição, o que tem feito grandes marcas de refrigerante adotarem novamente o uso da garrafa de vidro.

Se você utiliza muito papel filme, atente para dica: espere o alimento esfriar para evitar que o vapor contamine o alimento. A substancia é extremamente instável e se transfere do recipiente para a comida mesmo na temperatura mais natural, da geladeira ao micro-ondas e vice-versa. Estudos também conectam a substância ao câncer de mama e de próstata, além do ganho de peso, já que causa o efeito de aumentar o apetite, principalmente por alimentos doces.
Copos e pratos feitos de policarbonato possuem BPA, principalmente os infantis. Também é encontrado em garrafas squeeze e alguns tipos de papel filme. Verifique sempre o rótulo, símbolo de reciclagem e as características do plástico nas embalagens dos produtos que serão usados. Evite principalmente os produtos que possuírem os números 3 ou 7 perto do símbolo de reciclagem no rótulo, e evite também os plásticos transparentes e mais duros bem como itens que contenham policarbonato. Ou seja, o copinho de plástico do seu escritório dificilmente será uma ameaça.

(Com informações do Jornal Ciência)

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.