Vereadores solicitam pavimentação asfáltica para Vicinais na zona rural

Há décadas as estradas da zona rural de Parauapebas se encontram em estado crítico, trazendo inúmeros transtornos à comunidade que reside nestes locais. E com o intuito de resolver definitivamente esse problema o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, solicitou em parceria com os vereadores Elias da Construforte e Joel do Sindicato, em Sessão Legislativa realizada nesta terça-feira, 24, que o Governo Municipal realize a pavimentação asfáltica e a construção de Faixas Verdes (área expandida destinada ao fluxo de pedestres) no trecho entre o viaduto da 1ª, 2ª e 3ª vicinal e Palmares Sul e Palmares II, com extensão 09 km.

A pavimentação é uma reivindicação antiga dos moradores da região e, certamente, vem para colaborar com o transporte, principalmente dos agricultores, melhorando o escoamento da produção rural”, disse Miquinha. O parlamentar lembrou que embora o Governo Municipal tenha mostrado preocupação com os moradores da zona rural, a comunidade relata que há vários anos as estradas ficam, em determinados períodos, intransitáveis em dias de chuva, além da grande quantidade de poeira em períodos secos e buracos colocando em risco a segurança dos agricultores que por ali trafegam.

É preciso urgentemente asfaltar essas localidades, interligando com estrutura adequada o campo à cidade. Garantindo melhores condições de trabalho e de vida para os produtores rurais, e permitindo que eles realizem suas atividades com maior agilidade, tendo acesso aos serviços de saúde, educação, transporte e segurança”, enfatizou Miquinha.

Faixa Verde

Outra demanda solicitada pela comunidade do entorno é a colocação de uma Faixa Verde nas vias. A Faixa Verde, é uma área expandida destinada ao fluxo de pedestres, e vai de encontro com a Política de Mobilidade Nacional (Lei 12.587/2012), em vigor desde abril de 2012, que prevê a inclusão do pedestre no trânsito das cidades.

Essa obra atenderá cerca de 500 famílias, que tem essa via como principal acesso da rota de ônibus escolar, do transporte coletivo e do escoamento de produtos hortifrutigranjeiros provindos da Agricultura Familiar que abastecem o Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP)”, pontuou o parlamentar.

Texto: Rosiere Morais

Deo Martins