Vereador Luiz Castilho propõe implantação de Centro de Atendimento Psicossocial

 Vereador Luiz Castilho propõe implantação de Centro de Atendimento Psicossocial

Na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (30), o vereador Luiz Castilho (Pros) apresentou três proposições. A primeira foi a Indicação nº 156/2017, na qual propõe a implantação do Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas) em Parauapebas.
Caps-AD
Na justificativa da matéria, o vereador explica que os Caps estão inseridos dentro da política atual em saúde mental dirigida para a assistência, a partir de cuidados em âmbito extra-hospitalar e redução do número de leitos nos hospitais psiquiátricos. Tem a atuação voltada para garantir a proteção e o cumprimento dos direitos das pessoas portadores de transtornos mentais.
“Os Caps-AD são entendidos como parte fundamental de uma rede assistencial que inclui ainda serviços ambulatoriais e leitos psiquiátricos em hospitais gerais. A designação desses centros ocorre devido à percepção de que é necessário ter cuidados específicos com a saúde mental de pacientes portadores de transtornos relacionados ao uso de substâncias como álcool e outras drogas. Além disso, trabalha na reinserção social dos pacientes”, explicou Luiz Castilho.
O parlamentar enfatizou ainda que a implantação de um Caps-AD vai diminuir os Tratamentos Fora de Domicílio (TFDs).
Interligação de vias
Em seguida, Luiz Castilho apresentou mais duas proposições, ambas solicitando interligação de vias. Na Indicação nº 157/2017, pediu a interligação da Rua Santos Dumont, no Bairro Nova Vida II.
“É preciso desobstruir a referida rua, pois ela se encontra interditada por casas, que impedem o tráfego de pessoas e veículos. Acredito que esta intervenção trará maior conforto e segurança à população”, relatou.
Já na Indicação nº 158/2017, Castilho solicitou a interligação da Rua Águas Marinhas, no Bairro Morada Nova, com a Rua Cristal, no Bairro Vale dos Carajás. Trata-se de uma mesma via, mas com nomes diferentes em cada bairro.
“O acesso às ruas citadas está interrompido por um córrego de largura expressiva, além de ter alta vegetação no local”, informou o vereador.
Aprovação
As três indicações do vereador Luiz Castilho foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Darci Lermen.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *