Miquinha propõe apoio técnico agrícola para Associação Campos Livre e recuperação de avenida do Bairro Paraíso

O vereador Israel Miquinha (PT) apresentou duas indicações na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (1°), com solicitações de ações das secretarias municipais de Produção Rural (Sempror) e de Obras (Semob).

Apoio técnico agrícola

Por meio da Indicação n° 371/2021, o parlamentar pediu à Sempror que disponibilize apoio técnico agrícola, mecanização e insumos agrícolas à Associação Campos Livre e solicitou à Semob que promova manutenção e pavimentação das vias que dão acesso às chácaras, bem como a sinalização da linha férrea da mineradora Vale que corta a zona urbana e fica próxima às chácaras dos associados.

Segundo Miquinha, a referida associação é composta por 84 famílias que vivem em chácaras de 20 a 50 metros, no Bairro Nova Carajás, e é uma grande produtora de hortaliças, limão, açaí, banana e peixe.

São produtores que contribuem bastante com a produção de alimentos no município e precisam de incentivos para alavancar sua produção, bem como impulsionar a economia de Parauapebas e sua própria renda.

Esses incentivos contribuirão ainda mais para a diversificação da economia, gerando mais alternativas de renda, algo essencial para Parauapebas, que tem grande parte de seu orçamento girando em torno da mineração. Por isso, é de extrema importância que o governo torne mais forte as cooperativas agrícolas, que tanto contribuem para produção de alimentos e para o sustento de milhares de famílias”, ressaltou.

Duplicação de avenida

A proposição seguinte apresentada por Miquinha foi a Indicação n° 372/2021, na qual ele pede à Semob que providencie a duplicação da Rua Jânio Quadros, no perímetro entre as ruas Epitácio Pessoa e Artur Bernardes, no Bairro Paraíso.

Com o fluxo cada vez maior de veículos em nosso município, é de extrema importância que o governo municipal continue investindo na duplicação e no constante melhoramento das vias urbanas, para que motoristas e pedestres consigam se deslocar com mais segurança e rapidez. Além disso, a duplicação da avenida pode atrair novas empresas para o local, por conta da logística e infraestrutura e, consequentemente, haverá geração de empregos e desenvolvimento econômico aos moradores próximos aos empreendimentos”, argumentou Israel Miquinha.

Aprovação

A duas proposições foram aprovadas e serão enviadas para análise dos secretários municipais responsáveis e para o prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins