Mariana Chamon é oficialmente prefeita de Curionópolis

 Mariana Chamon é oficialmente prefeita de Curionópolis

A primeira mulher eleita prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon (MDB), tomou posse na tarde desta sexta-feira (1º) durante Sessão Solene realizada na Igreja Assembleia de Deus, no centro da cidade. O ato de posse dela e do vice-prefeito, pastor José Antônio, foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Magno Santos (MDB).
Sob fortes aplausos, Mariana Chamon chegou acompanhada do esposo, o deputado Chamonzinho. Ela e o vice fizeram o juramento e, em seguida, as filhas da prefeita, Helena, Luiza e Maria Eduarda, levaram a faixa prefeital até o pai, o deputado Chamonzinho, que a colocou em Mariana Chamon. Tradicionalmente, quem deixa o cargo é o responsável por passar a faixa, mas Adonei Aguiar, derrotado nas urnas, quebrou o protocolo e não compareceu à Sessão Solene.Durante a cerimônia foi lançado o slogan oficial da administração de Mariana Chamon, valorizando o que ela acredita ser o mais importante: “Nossa Gente, Nossa Maior Riqueza”. No primeiro pronunciamento oficial, a prefeita ressaltou ter encontrado os equipamentos públicos jogados às traças ao entrar no prédio da Prefeitura Municipal, nesta sexta.
A prefeita não teve acesso ao patrimônio antes da data da posse, uma vez que Adonei negligenciou a transição de governo e impediu visitas, assim como deixou de entregar os documentos que demonstram a situação do Poder executivo, principalmente financeiro. Conforme Mariana, o trabalho ao longo dos primeiros meses será exaustivo para que o cenário se transforme positivamente e haja governabilidade.
Infelizmente estamos assumindo a prefeitura cheia de problemas, gravei em vídeo a situação caótica em que estamos recebendo Curionópolis. Mais de 40 documentos não foram entregues à Equipe de Transição e infelizmente vamos assumir às escuras. O que sabemos é que temos muito trabalho pela frente, foram quatro anos de abandono e total descompromisso com as coisas públicas”, afirmou.Bastante emocionada, declarou estar honrada em ser a primeira mulher a administrar o município. “Hoje daremos os primeiros passos em direção ao que tanto sonhamos viver, hoje fica marcada na história a honra que tenho de ser a primeira mulher prefeita de Curionópolis. Me sinto privilegiada por ocupar um espaço tão especial e ter a oportunidade de, com a sensibilidade que tenho e amor, cuidar da nossa gente”.
Por fim, diz ter como objetivo deixar legado de boa administração e preocupada com as pessoas. “Me dedicarei integralmente a valorizar cada cidadão, cada família, cada mulher, cada jovem, cada criança e cada idoso da nossa cidade. Quero dizer a Serra Pelada que vocês receberão total atenção e as necessidades serão atendidas, com o respeito que vocês merecem, vamos fazer diferença levando desenvolvimento para nossa sociedade”.
O vice-prefeito, pastor José Antônio, ressaltou a admiração que possui por Mariana Chamon. “Eu vou pisar onde ela pisar porque quero estar sempre orando por ela e sendo esse mediador, conselheiro, amigo, de todas as horas”.
O deputado Chamonzinho, que foi prefeito de Curionópolis por dois mandatos seguidos, destacou acreditar que a gestão de Mariana Chamon será pautada no cuidado com as pessoas. Ele criticou, também, a situação deixada por Adonei Aguiar e o não comparecimento à sessão de posse.
Quatro anos atrás eu estava aqui para entregar a faixa de cabeça erguida porque tinha entrado pela porta da frente e tinha que sair pela porta da frente”, disse, lembrando ter feito o processo de transição e entregue as contas do município em dia.
Eu vim de cabeça erguida e tenho os oito anos aprovados pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o que me honra muito. Hoje entro novamente aqui com a minha esposa e agora para entregar a faixa para ela enquanto prefeita eleita de Curionópolis, com plena convicção de que fará um grande mandato, acredito até que melhor que o meu”, declarou.
Ele destacou a campanha da esposa, de casa em casa. “Você conhece os problemas de Curionópolis, ouviu o clamor das pessoas e sabe as dificuldades delas. Eu estarei como deputado para te ajudar e apoiar, estaremos trabalhando e ajudando para que você faça o maior governo da história do nosso querido município. Em quatro anos quero estar de novo aqui te entregando mais uma vez a faixa de prefeita”, finalizou.
O secretário regional João Chamon, que também foi prefeito de Curionópolis, parabenizou a nora, também emocionado. “Eu acredito muito nessa minha querida prefeita, acredito muito em você, Mariana. Sei da sua história como jornalista e bem antes de se pensar em trazê-la para a vida pública você já construía, no seu TCC da universidade, a história de Serra Pelada. Ali já demonstrava a importância do significado de Serra Pelada, de seu povo e, como consequência, do município. Ali já mostrava seu carinho e seu amor por essa terra”, observou.
Mesmo integrando o grupo de risco da Covid-19, o secretário fez questão de participar da posse de Mariana e ratificou o compromisso do cargo que ocupa com o município de Curionópolis.
Criticou o descaso de Adonei Aguiar com o município e a ausência do ex-gestor na cerimônia. “A história hoje não se repetiu, mas as minhas netas (que levaram a faixa), com certeza, valem muito mais. A faixa entregue por vocês, com ternura, tem um simbolismo forte para todos nós”, disse, virando-se em seguida ao filho, o deputado Chamonzinho. “Você deu a demonstração de como deve ser o verdadeiro homem público, como deve se conduzir o homem público ao terminar o mandato”, afirmou, referindo-se à posse de Adonei Aguiar, quatro anos atrás.
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA
Antes da posse de Mariana, foi realizada a Sessão Solene de Instalação de Legislatura da Câmara Municipal de Curionópolis, dando posse aos 11 vereadores eleitos: Adriana Gomes (DEM), Junior do Trânsito (MDB), William do AP (PSDB), Magno Santos (MDB), Professora Nilde (MDB), Pastor Junior Adolfo (MDB), Alexandre Santos (PL), Ziel Oliveira (Avante), Junior Brito (PSDB), Aderbal da Padaria (DEM) e João Paulo (DEM).
Após a execução do Hino Nacional e leitura de texto bíblico, os eleitos prestaram compromisso e foram declarados empossados.Em seguida, foi aberta a Sessão Extraordinária para eleição e posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Concorrendo em chapa única e bastante aplaudido por quem acompanhava a cerimônia, o vereador Magno Santos (MDB) foi eleito o presidente da casa para o biênio 2021 e 2022. Foram eleitos para compor a Mesa, ainda, Ziel Oliveira, enquanto 1º Secretário, e Professora Nilde, como 2ª Secretária.
Com muita honra eu digo aos colegas eleitos que seremos parceiros e companheiros, faremos o possível para que a nossa Câmara seja a melhor para o nosso povo e que mereçamos os votos que recebemos”, discursou Magno Santos. Em seguida, cada vereador teve três minutos para fazer o discurso de posse. Em entrevista à equipe de reportagem, Magno Santos se comprometeu a ajudar Mariana a superar o difícil momento de organizar a casa.
Todos as pessoas que participaram da solenidade receberam álcool em gel e máscaras descartáveis na entrada do evento, em atenção aos cuidados para não propagação do novo coronavírus.
Luciana Marschall – Fotos: Felipe Borges

Deo Martins