Josivaldo da Farmácia solicita compra de área para instalação do polo serralheiro e implantação de centro de capacitação profissional

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Josivaldo da Farmácia (PP) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (15).

Polo serralheiro

Na Indicação nº 48/2022, o parlamentar solicitou ao prefeito Darci Lermen que providencie a aquisição de área para instalação do polo industrial serralheiro de Parauapebas.

Segundo Josivaldo, no município não existe área pública específica destinada aos serralheiros para concentrarem suas atividades empresariais. Diante desse cenário, a diretoria da Cooperativa dos Proprietários de Serralheria de Parauapebas e Região (Coopserp) procurou o gabinete do vereador e solicitou que interceda junto ao Executivo municipal pela aquisição imediata de terreno que possa atender a todas as demandas da categoria.

A construção do Polo Industrial Serralheiro de Parauapebas [Pisp] visa desenvolver na área, através do seu projeto piloto, com a contribuição de parceiros como a Prefeitura de Parauapebas e instituições privadas, a construção e implantação dos seguintes empreendimentos: Centro de Formação e Capacitação de Serralheiros, Centro de Captação de Sucatas, balança rodoviária e oficina central relatou o vereador.

Centro de capacitação profissional

Já na Indicação nº 49/2022, Josivaldo da Farmácia sugeriu ao prefeito a implantação de um centro de capacitação e formação profissional no Complexo Altamira, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) e da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).

A inclusão no mercado de trabalho carece cada dia mais de conhecimento, o que nem sempre é possível, devido à condição de subsistência de quem realmente precisa. O centro de capacitação e formação profissional facilitará o acesso dos cidadãos e cidadãs às empresas e, especialmente, a dignidade de poder sustentar suas famílias. A qualificação profissional possibilita o acesso ao trabalho”, enfatizou o parlamentar.

Aprovação

Ambas as indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2022)

Deo Martins