DAM é reinaugurado com serviços da Receita Federal em Parauapebas

 DAM é reinaugurado com serviços da Receita Federal em Parauapebas

Os contribuintes de Parauapebas que precisam tratar assuntos e pendências diretamente com a Receita Federal já não precisam mais percorrer 160 quilômetros até Marabá para serem atendidos.

Desde esta quarta-feira, 23, o atendimento já pode ser encontrado em Parauapebas graças a um acordo de cooperação firmado entre o governo federal e a prefeitura, para instalação de três guichês da Receita no Departamento de Arrecadação Municipal (DAM).

É muito importante que a Prefeitura de Parauapebas tenha feito esse ato de cooperação com a Receita pra gente prestar esse serviço de excelência e cada vez mais ajudar a comunidade”, disse Andréia Batista, delegada da Receita Federal em Marabá, que prestigiou a reinauguração do DAM na tarde de terça-feira, 22, ao lado de autoridades municipais e servidores do departamento.

Com os pontos de atendimento da Receita Federal no DAM, Parauapebas avança na melhoria de atendimento aos contribuintes, conforme destacado pelo secretário especial de Governo, Keniston Braga, que lembrou ser esse um anseio antigo tanto da população quanto da prefeitura.

“A gente já merecia isso há muito tempo”, disse o titular da Segov. Agora, comemorou ele, o empresário somente precisa ir ao DAM para resolver os problemas tanto no âmbito municipal quanto federal.

“É muito bom, é um avanço significativo que vai nos proporcionar uma maior agilidade na abertura de novas empresas, na regularização de seus impostos, seus débitos junto ao Fisco, município e federal, e vai trazer para nossa cidade, para os empresários uma economicidade gigantesca”, pontuou Keniston Braga.

O coordenador do DAM, Artur Carvalho, considera “um marco” para Parauapebas a tão esperada presença da Receita, no município. Resultado, enfatizou ele, do empenho da prefeitura e das secretarias especial de Governo e da Fazenda (Sefaz) para melhor atender a população.

“O nosso prefeito Darci, as secretarias têm trabalhado para oferecer o que há de melhor para a população. A presença da Receita em nosso município nada mais é do que o reflexo do investimento em modernização para melhorar a vida do usuário, com tecnologia e conectividade entre os entes federados. O DAM volta muito mais moderno”, frisou Artur Carvalho.

Contadores agradecem

Por serem responsáveis pela contabilidade das empresas, os contadores estavam entre os que mais sofriam com a falta da Receita Federal em Parauapebas, sendo obrigados a viajar frequentemente para Marabá, onde 40% dos usuários atendidos eram de Parauapebas.

“Foram anos de atraso e agora estamos avançando cada vez mais”, afirmou a secretária municipal da Fazenda, Maria Mendes“A presença da Receita representa muito para nós e vai facilitar a vida de todo mundo”, reforçou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Áldina Chaves.

Entre as demais autoridades presentes na reinauguração do DAM, o vice-prefeito João do Verdurão; o vereador Joel do Sindicato; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), Leonardo Pinheiro; e o secretário municipal de Cultura, Sadisvan Pereira.

Texto: Hanny Amoras – Fotos: Kelson Araújo e Piedade Ferreira – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

 

Deo Martins