Joelma Leite requer local para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica no HGP

 Joelma Leite requer local para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica no HGP

Foto: Deo Martins

Para ampliar o suporte às mulheres vítimas de violência doméstica, a vereadora Joelma de Moura Leite (PSD) solicitou a implantação de um espaço reservado ao atendimento dessas mulheres nas dependências do Hospital Geral de Parauapebas (HGP).
Ao apresentar a Indicação nº 104/2018, a parlamentar explicou que a violência contra a mulher é um tema que está em constante evidência na sociedade moderna. Nos últimos anos, são várias as conquistas relativas ao tema, seja na mudança de mentalidade da sociedade, seja na modificação da legislação. Sendo impossível não citar a Lei Maria da Penha, que criminalizou a agressão à mulher, pois é inadmissível o abuso cometido a um ser humano pelo fato de ser mulher.
Joelma destacou que esta luta ainda carece de melhoramentos. Havendo necessidade de promover mais políticas públicas voltadas à questão. Para contribuir com as ações protetivas à mulher, é importante resguardar a vítima de violência em área específica para atendimento dentro do Hospital Geral de Parauapebas.

Pode ser constrangedor o atendimento em meio ao público, pois a mulher nesta situação já se encontra bastante vulnerável, com abalo físico e psicológico imensurável. Por isso, a destinação de um local reservado para este tipo de atendimento minimizará os fatores negativos já elencados, de forma a promover mais dignidade às vítimas de agressões desta natureza”, alegou Joelma Leite.

A parlamentar ressaltou ainda que o município é referência em proteção às mulheres, pois Parauapebas é uma das poucas cidades do Brasil que contam com Secretaria

Municipal da Mulher e uma rede de atendimento, como Centro de Referência, Casa Abrigo, Núcleo de Assistência Jurídica, dentre outros. Sendo a presente proposição mais um instrumento capaz de agregar mais eficiência aos serviços já prestados no município.

Acompanhando o entendimento apresentado pela vereadora Joelma, o parlamento aprovou o pedido, que será encaminhado ao Executivo municipal para que se analise a implementação da medida solicitada.

Texto: Josiane Quintino | Revisão: Waldyr Silva | Foto: Déo Martins

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *