Em Belém, deputado Braz cobra melhorias nos serviços da Equatorial para a região de Carajás
O deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) protocolou, nesta quarta-feira, 23, um ofício durante reunião com a Equatorial Energia Pará, solicitando medidas urgentes para resolver as frequentes inconstâncias no fornecimento de energia elétrica na região sudeste do Estado. A solicitação busca garantir um serviço mais estável e eficiente, beneficiando a população e as empresas de municípios como Parauapebas e Canaã dos Carajás, que têm sofrido com as constantes quedas e oscilações no sistema elétrico.
A região de Carajás, com uma população de mais de 380 mil habitantes, depende de um fornecimento contínuo de energia para o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais, escolas e sistemas de transporte, além de ser um importante polo industrial e comercial. Empresas de grande porte ligadas a mineração, e pequenos e médios empreendedores locais estão entre os mais prejudicados, com relatos de prejuízos financeiros significativos, principalmente no setor de comércio, onde supermercados, frigoríficos e prestadores de serviços têm dificuldades em manter o armazenamento adequado de produtos perecíveis.
Em sua solicitação, Braz destacou a frustração gerada pela falta de um plano de ação concreto da concessionária, mesmo após reuniões e compromissos firmados com a prefeitura de Canaã dos Carajás e autoridades locais. “Até o momento, a Equatorial Energia não apresentou as medidas prometidas para mitigar os apagões e oscilações de energia, o que tem causado prejuízos à população e ao setor econômico da região“, pontuou o deputado.
O ofício reforça a necessidade de um estudo detalhado sobre as causas das falhas no fornecimento de energia e a elaboração de um cronograma com ações corretivas. A proposta também busca a colaboração da Equatorial para garantir melhorias na infraestrutura energética da região, com o objetivo de evitar que interrupções recorrentes comprometam ainda mais o desenvolvimento local.
Durante a reunião, que contou com a presença de representantes da zona rural e do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o diretor de Relações Institucionais da Equatorial, Alvaro Bressan, afirmou que a Equatorial assumirá os serviços atualmente terceirizados pela empresa Dínamo. Além disso, uma equipe de engenharia estará em Parauapebas no prazo de 15 dias para realizar uma avaliação e discutir a situação no local.
Ivanaldo Braz, que tem se destacado como defensor da população do Sudeste do Pará, reiterou seu compromisso com a melhoria dos serviços públicos e sua disposição em atuar em conjunto com a concessionária e as autoridades municipais para solucionar essa questão. “Nosso mandato continuará a cobrar soluções efetivas para que a energia elétrica, um serviço essencial, seja fornecida de forma contínua e com qualidade, garantindo o bem-estar da população e o crescimento econômico da região”, finalizou.