Divulgar ‘fake news’ poderá levar internautas à prisão

 Divulgar ‘fake news’ poderá levar internautas à prisão

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Um projeto de lei, em tramitação no Senado Federal, prevê pena de detenção ou reclusão para quem divulgar notícias que souber serem falsas sobre assuntos relacionados a saúde, segurança pública, economia nacional, processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.

O projeto é o 473/2017, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), e aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da casa legislativa.

Segundo a proposta, quem divulgar notícias falsas intencionalmente pode ser condenado a cumprir pena de seis meses a dois anos de detenção. Caso essa divulgação seja feita por meio da internet, a pena passa a ser de reclusão de um a três anos.

Há ainda um agravante: se a prática tiver como fim a obtenção de algum tipo de vantagem, a pena poderá ser aumentada em até dois terços.

O senador Ciro Nogueira afirma que o objetivo do projeto é cobrir os casos em que o dano da fake news não pode ser individualizado e atinge o “direito difuso de a população receber notícias verdadeiras e não corrompidas”.

Com informações do portal Época Negócios

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *