Sisu está chegando. Aprenda a fazer a inscrição!

 Sisu está chegando. Aprenda a fazer a inscrição!

Reprodução

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) vão acontecer de 6 a 9 de abril. O sistema, operado por meio do MEC (Ministério da Educação), oferta vagas em universidades públicas do Brasil.

O aluno que queira participar precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e não pode ter zerado a prova de redação.

Para fazer a inscrição, é preciso que o interessado entre na página do Sisu na internet e clique na opção “fazer inscrição“. Na próxima tela, o candidato deverá clicar em entrar com o login no site e fazer cadastro. Antes de começar a inscrição na próxima etapa, será necessário confirmar alguns dados pessoais.

Em seguida, o candidato precisa escolher até duas opções de curso que podem ser pesquisadas por cidade, instituição ou pelo nome do curso. Depois, o sistema irá pedir para que os dados de curso, modalidade de vaga e documentação exigida pela instituição na matrícula sejam confirmados. Se tudo estiver certo, será preciso clicar em “confirmar minha inscrição“.

Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição para participar do Sisu e os documentos exigidos variam de acordo com a instituição para a qual o candidato irá aplicar. A informação vai estar disponível no sistema do Sisu no momento da inscrição e, assim, a pessoa poderá separar os documentos em caso de aprovação.

Calendário Sisu

Inscrições – 6 a 9 de abril

Resultado chamada regular – 13 de abril

Prazo para lista de espera – 13 a 19 de abril

Matrícula chamada regular – 14 a 19 de abril

Convocação de candidatos em lista de espera – 23 de abril

Fonte: UOL

Deo Martins