Inclusão de servidores da Semas no grupo prioritário para vacinação é indicada pelo Vereador Josemir

 Inclusão de servidores da Semas no grupo prioritário para vacinação é indicada pelo Vereador Josemir

O vereador Josemir Silva (Pros) apresentou três indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (30). O parlamentar solicitou inclusão de um novo grupo entre as prioridades para receber a vacina contra a covid-19; disponibilização de tablets/notebooks para alunos e professores da rede municipal de ensino e aquisição de equipamentos de proteção para agentes de saúde.

Vacinação

Na Indicação n° 148/2021, Josemir solicitou a inclusão dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no grupo de prioridade de vacinação contra a covid-19. No entendimento do parlamentar, esses trabalhadores estão expostos a um alto risco de contaminação em seus trabalhos diários.

Indico a inclusão dos servidores da Semas no grupo de prioridade por estarem em contato com uma grande massa da população. Importa registrar o nosso interesse em unir esforços para viabilizar vacina para todos”, diz o vereador em trecho da matéria.

Tablets

Em seguida, Josemir pediu na Indicação n° 149/2021 que o governo municipal faça a aquisição de tablets/notebooks para professores e estudantes da rede pública de ensino, proporcionando uma produtividade maior em relação ao tempo de estudo deles.

Possibilitar aos docentes e aos alunos o acesso aos notebooks no espaço escolar é favorecer o bom andamento do ano letivo, pois diante das urgências letivas, o dispositivo com a mesma função de um computador não necessita de tantos equipamentos interligados e propicia a mesma funcionalidade de um computador”, argumentou.

Para o vereador, não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar meios que tenham a intenção da informação atualizada e precisa, para nortear professores e alunos quanto aos conteúdos, metodologias e objetivos em sala de aula.

Equipamentos de proteção

Por fim, Josemir propôs, por meio da Indicação n° 150/2021, a aquisição de novos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso dos agentes comunitários de saúde de Parauapebas.

Na proposição, o parlamentar relata que os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) acompanham, por meio de visita domiciliar, as famílias, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade. Diante do atual cenário pandêmico, os serviços desses profissionais de saúde se mostram ainda mais relevantes, visto que esse contato próximo e frequente que eles têm com a comunidade vem ajudando o governo municipal a desenvolver melhor as ações educativas de promoção da saúde e prevenção das doenças.

Ocorre que estes profissionais, como os demais da linha de frente da saúde, por terem contato direto e rotineiro com a comunidade, se colocam todos os dias em situações de risco de contágio pelo coronavírus e outras doenças. Portanto, prezando pela prevenção e adequadas condições de trabalho dos ACSs, proponho a entrega imediata de novos uniformes e EPIs a estes profissionais”, enfatizou.

Aprovação

As três indicações de Josemir Silva foram aprovadas e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen, com cópia para as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg 2021

Deo Martins