Escola de Marabá ganha prêmio e integra intercâmbio nos Estados Unidos

 Escola de Marabá ganha prêmio e integra intercâmbio nos Estados Unidos

FOTO: ASCOM CONSED

A Escola Estadual de Ensino Médio Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, em Marabá, conquistou o Prêmio Gestão Escolar 2015, como Destaque Estadual. Por conta disso, o diretor Fábio Rogério Rodrigues Gomes, na condição de representante da comunidade escolar, foi convidado a participar de uma programação que reunirá outros dirigentes de escolas brasileiras em Washington (DC), nos Estados Unidos, para uma troca de experiências positivas no processo ensino-aprendizagem. O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Fábio Gomes toma parte do Intercâmbio Internacional de Experiências Educacionais nos EUA, que acontece no período de 12 a 24 deste mês, por meio de uma parceria entre o Consed, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Por dez dias, o grupo de diretores cumprirá uma programação intensa de visitas a agências governamentais federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio e instituições de Ensino Superior norte-americanas.

Antes da viagem, o grupo formado por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, cumpriu agenda em Brasília (DF), entre os dias 7 e 12 deste mês. Em um dos compromissos, os diretores participaram de palestras sobre inovação escolar na Casa Thomas Jefferson. Tambem conheceram o movimento Maker, que estimula o aprendizado por meio do fazer, e o Programa Globe, uma parceria entre a Agência Espacial Americana (NASA), que busca promover o ensino prático e a aprendizagem da ciência, estimular a educação ambiental e a descoberta científica.

Os diretores ainda puderam acompanhar a Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Sesi/Senai no Ginásio Nilson Nelson, com a participação de estudantes da rede pública de todo o País.

Gestão – O Prêmio de Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica do ensino público brasileiro. O objetivo é estimular o processo de melhoria contínua da gestão das escolas com a elaboração de planos de ação baseados na autoavaliação.

A participação de escolas estaduais paraenses no Prêmio Gestão Escolar tem sido acompanhada pela coordenadora estadual do Prêmio, Laura Lopes, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). No Pará, a premiação teve como finalistas as escolas Acy de Jesus Neves de Barros Pereira” em Marabá, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Armando Corrêa, em Ananindeua, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Queiroz do Rosário, de Bragança.

Reportagem:  Eduardo Rocha

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.