Iniciada a abertura da cava do projeto de níquel Araguaia

 Iniciada a abertura da cava do projeto de níquel Araguaia

Foto: wordpress

Foto: wordpress

A Horizonte Minerals divulgou que concluiu o programa experimental de escavação para o projeto Araguaia Níquel, localizado no município de Conceição do Araguaia.
O projeto de níquel Araguaia, que é 100% de propriedade da Horizonte, visa a produção de 14.500 toneladas de níquel por ano contido em 50 mil toneladas de ferroníquel, com investimento da ordem de US$ 500 milhões. No comunicado divulgado a mineradora informou que o programa de escavação foi concluído com sucesso com todos os objetivos técnicos alcançados: perfuração com sondas diamantadas na atividade que precede a lavra; uma cava de teste com aproximadamente 27.000 toneladas de minério extraído; e, a análise e reconciliação do material extraído.
A supervisão do trabalho de campo ficou sobre a reponsabilidade da consultoria Snowden Mining Industry Consultants. Segundo o comunicado, os resultados técnicos e econômicos estão sendo compilados pela Snowden e essa informação vai alimentar o estudo de viabilidade.
O CEO da Horizonte, Jeremy Martin disse no comunicado é um marco importante para o desenvolvimento da Horizonte Minerals. “A conclusão do programa experimental de escavação no Araguaia, é outro marco importante de desenvolvimento para a Horizonte. Este programa gerou dados in situ reais que nos permitem confirmar a técnica de mineração, a estabilidade dos taludes, os perfis de teores, requisitos de desaguamento com trabalho adicional em tratamento de minério que permitiu que o projeto de britagem primária fosse finalizado”, relatou o CEO.
Ainda segundo o CEO o estudo de viabilidade está bem avançado com o foco agora na conclusão dos custos de capital, a estratégia de implementação e a economia global do projeto. “O recente aumento no preço do níquel exigirá algum trabalho de otimização adicional a ser realizado em torno do cronograma de mineração como nós trabalhe para otimizar a economia do projeto. Estamos ansiosos para fornecer atualizações adicionais ao mercado à medida que avançamos no projeto permitindo e estudo de viabilidade”, relatou no comunicado.
O projeto se dará com a exploração de sete depósitos de níquel laterítico (encontrado em solos alterados pela ação da chuva, com grandes concentrações de ferro e alumínio). O empreendimento está a cerca de 200 km da rodovia BR-153, estrada federal que possibilita acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís (MA). As rodovias serão o principal caminho para o recebimento dos insumos e exportação da liga ferro-níquel.
O empreendimento deve criar 1,1 mil empregos diretos na fase de implantação e 500 na fase de operação.

Fonte: Jornal a notícia

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *