Vereadores solicitam construção de escola na Vila Três Voltas

Eliene Soares (MDB), Elias da Construforte (PSB), Leandro do Chiquito (Pros) e Israel Miquinha (PT) apresentaram, em conjunto, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (14), a Indicação n° 586/2021, na qual solicitam ao prefeito Darci Lermen a construção de uma escola para atender desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos na Vila Três Voltas.

A referida comunidade está localizada no entroncamento das vicinais dos projetos de assentamento Liberdade, Rio Branco e Brasil Novo, entre os distritos de Palmares 2 e Entre Rios, na região conhecida como “Contestado”, localizada no limite entre os municípios de Parauapebas e Marabá.

Apesar de a região estar localizada em um local onde é contestada a qual município pertence de fato, segundo os vereadores, os moradores da Vila Três Voltas sentem-se cidadãos de Parauapebas. “Esse sentimento de pertencimento muito nos entusiasma em ouvir e reivindicar junto ao Poder Executivo os pleitos emanados daquela população camponesa”, argumentam na proposição.

Os parlamentares relatam que para chegar à escola os estudantes da Vila Três Voltas enfrentam cerca de 30 quilômetros de calor e poeira num percurso de aproximadamente uma hora feito por ônibus escolar. Devido à distância, praticamente a mesma de Parauapebas a Curionópolis, a construção da escola na comunidade é urgente, para evitar que os alunos da região continuem enfrentando longos deslocamentos e fiquem desmotivados para estudar.

Uma unidade de educação poderá atender a cerca de mil estudantes na comunidade da Vila Três Voltas. Além disso, otimiza o acesso aos serviços educacionais.

Demanda antiga

A construção de uma escola na Vila Três Voltas não é recente. Em 2017, Eliene Soares fez uma indicação com o pedido. Já em março de 2019, o então vereador Marcelo Parceirinho fez a mesma solicitação, mas até agora os pedidos não foram atendidos.

Ou seja: há cinco anos esta Casa de Leis vem pedindo um equipamento simples, uma escola, que é um dos maiores patrimônios de uma sociedade”, comentou Eliene Soares.

Aprovação

A Indicação n° 586/2021 foi aprovada pelos demais parlamentares e enviada para análise do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Educação, José Leal.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021

Deo Martins