Vereadores cobram da prefeitura investimentos na infraestrutura do município

 Vereadores cobram da prefeitura investimentos na infraestrutura do município

Rafael Ribeiro (MDB) pediu ao Poder Executivo a manutenção da estrada de acesso à Vila Garimpo das Pedras, no trecho compreendido entre a Vila Paulo Fonteles e a comunidade.

Por meio da Indicação nº 119/2022, o parlamentar contou que Garimpo das Pedras é uma importante comunidade do município, pois faz parte da rota turística da região, uma importante matriz econômica que vem se desenvolvendo nos últimos tempos. Ocorre que a trafegabilidade na via que liga as duas vilas está prejudicada, necessitando de manutenção. Além disso, a estrada é a única via de acesso para diversos moradores da localidade e a manutenção da via trará maior trafegabilidade às comunidades e bem-estar aos moradores, além de facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar da região.

Em seguida, Rafael Ribeiro apresentou ao plenário a Indicação nº 120/2022, requisitando a construção de uma praça com brinquedoteca, quadra de esportes, academia de ginástica ao ar livre e espaço de convivência familiar, na Vila Paulo Fonteles.

O vereador explicou que a referida vila é uma comunidade do município que abrange um percentual de crescimento bastante significativo e seus moradores não dispõem de nenhuma área de lazer, praça ou espaço público para prática de esporte e convivência.

Por sua vez, o vereador Aurélio Goiano (PSD) pediu na Indicação nº 123/2022 a construção de ponte de concreto armado na via de acesso a Palmares II. O legislador assegurou que a ponte representa grave risco aos transeuntes e que desde o final do mês de dezembro de 2021 foi realizado apenas um serviço paliativo para garantir o acesso de forma provisória ao referido local, porém já se passaram praticamente quatro meses e o que seria um serviço paliativo passa a oferecer risco à população que por ali trafega.
Aurélio Goiano ainda solicitou a manutenção da praça da Vila Cedere I. Por meio da Indicação nº 124/2022, o parlamentar revelou que o espaço que é destinado ao lazer e convivência da população que reside na vila, a mais antiga do município, está apresentando muitos problemas estruturais e de conservação que estão inviabilizando a utilização da praça pela população.

Na ocasião, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) sugeriu, por meio da Indicação n° 125/2022, que Poder Executivo inclua no calendário de obras do município a construção de uma creche para atender aos bairros Jardim América I e II.
Leandro do Chiquito contou que teve conhecimento que nos bairros citados não existe uma creche para atender às crianças da localidade. Diante da ausência, os pais se deslocam para outros bairros a fim de conseguirem vagas para seus filhos, o que tem causado muitos transtornos.

O vereador ainda garantiu que no local já existe um terreno de propriedade do município que não é utilizado para nenhuma finalidade específica, podendo ser aproveitado para a construção de uma creche.

Ainda na sessão ordinária, o vereador Léo Márcio (Pros) requereu a urgente instalação de uma UTI neonatal no Hospital Geral de Parauapebas (HGP).
Ao apresentar ao plenário a Indicação nº 126/2022, Léo Márcio explicou que muitos recém-nascidos com problemas mais graves precisam se deslocar a Marabá para receberem tratamento mais apurado. De modo que uma UTI neonatal vai facilitar a vida das famílias de Parauapebas e garantir mais segurança e saúde aos recém-nascidos da cidade.

Portanto, é urgente a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal constituída por uma equipe multiprofissional de pediatras, enfermeiros, neonatologista, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, para atender àqueles que precisem de tal urgência.

Visando o melhor atendimento na saúde, Léo Márcio propôs à Mesa Diretora da Câmara o Requerimento nº 07/2022, pedindo a expedição de ofício ao Poder Executivo Estadual requerendo uma unidade de UTI aérea para Parauapebas.

O parlamentar destacou que o transporte aéreo equipado é, sem dúvidas, essencial para um município, tendo em vista que em algumas situações a medicina local não consegue resolver determinadas causas e, por isso, a transferência do enfermo para centros mais especializados acaba sendo necessária.

Esses traslados mais rápidos se tornam o diferencial para salvar vidas. Além disso, o município de Parauapebas é um dos principais fomentadores do governo estadual, repassando uma arrecadação astronômica para os cofres do Estado, o que é mais uma razão para que seja disponibilizada a Parauapebas uma Unidade de UTI Aérea”, assegurou o vereador Léo Márcio.

Por fim, o vereador Francisco Eloecio (Republicanos) apresentou as indicações nº 128 e 129/2022. Primeiramente, o vereador pediu ao Poder Executivo municipal que viabilize cursos de capacitação profissional de cuidadores de crianças, cuidadores de idosos e cuidadores de Pessoas com Deficiência (PcD).
O cuidador é necessário para garantia de uma melhor qualidade de vida àqueles que necessitam de apoio para um conjunto grande de atividades no seu cotidiano. Porém, para isso é necessário estudar bastante e se qualificar, para assim estar apto e preparado para ajudar essas pessoas nas mais diversas atividades do seu dia a dia”, ressaltou o vereador.

Francisco Eloecio destacou que a oferta dos cursos vai fortalecer essa classe de atividade profissional, sendo um fator de humanização e de fomento à qualificação de novos profissionais, gerando, consequentemente, emprego e renda.

Em seguida, o vereador requisitou que, através da Secretaria Municipal de Saúde, haja a entrega de medicação para pacientes com receita médica particular, desde que o usuário seja cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS).

O legislador alegou que em Parauapebas já existe serviço de distribuição de medicamentos e insumos que atende a diversas pessoas. E que é de suma importância essa distribuição na rede pública municipal, pois é sabido que existem medicamentos com alto custo.

Eloecio ainda explicou que é comum que, devido à urgência do cidadão em ser atendido, o paciente acabe realizando a consulta na rede privada por não ter condições de esperar na fila na rede pública. Desta maneira, a receita que é entregue tem a identificação do profissional da rede privada, que deve ser aceita pela Secretaria de Saúde para retirada da medicação, desde que o paciente seja cadastrado no SUS.

Matérias aprovadas

Após as devidas apresentações, as proposições foram submetidas à votação parlamentar. Diante do fato de que os pedidos vão contribuir com o bem estar da comunidade e com a melhor prestação de serviços pelo poder público, os vereadores aprovaram todas as matérias em unanimidade. Com a aprovação, as indicações serão enviadas ao Poder Executivo para que sejam analisadas e, se possível, implementadas. Ao requerimento de autoria do vereador Léo Márcio, a Mesa Diretora da CMP dará as devidas providências e o encaminhamento solicitado.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida e Felipe Borges (AscomLeg 2022)

Deo Martins