Judoca de Parauapebas Thiego Marques é convocado para o Grand Prix de Antalaya, na Turquia

 Judoca de Parauapebas Thiego Marques é convocado para o Grand Prix de Antalaya, na Turquia

Considerado o nome mais importante do judô paralimpico paraense, Thiego Marques vai encarar o seu primeiro desafio internacional da temporada de 2022. O atleta de Parauapebas foi convocado para a disputa do Grand Prix de Antalaya, na Turquia, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril. Além de Thiego Marques, a Seleção Brasileira vai competir com mais 10 atletas neste torneio.

Nós estamos em São Paulo treinando. Sai de Parauapebas desde o final de janeiro e tivemos a nossa primeira competição nacional, no dia 18 de março, e ela foi classificatória para esse torneio na Turquia, ou seja, eu tinha que ser campeão brasileiro para representar o Brasil lá fora. Graças a Deus e a prefeitura que tem me apoiado, fomos convocados para esta competição”, disse Thiego, atleta da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA).

O torneio será o primeiro dos três programados pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) para a temporada de 2022. Thiego traz na bagagem uma vasta experiência internacional em diversas competições, entre elas as Paralimpiadas de Tóquio, no ano passado. O atleta que saiu do Projeto Judô Solidário desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), foca na pontuação para o ranking mundial visando os jogos de Paris 2024.

As expectativas são as melhores com os treinamentos em São Paulo focado nessa importante competição que vale pontuação para os jogos de Paris de 2024. Estamos treinando três vezes por dia. Vamos lutar para estar no lugar mais alto do pódio e poder classificar a nossa categoria para os jogos, representando a nossa cidade, nosso estado e o nosso país da melhor maneira possível”, afirma Thiego.

O judoca de Parauapebas começou em disputas nas categorias de base, onde competiu nas Paralimpiadas Escolares, tendo o incentivo do professor Antônio Sérgio. Logo Thiego Marques mostrou seu potencial, aos 12 anos de idade, e em pouco tempo passou a integrar a Seleção Brasileira de Jovens e depois a seleção principal, onde segue sendo convocado para grandes desafios.

Para o 1° desafio internacional, a delegação brasileira contará com nomes tradicionais como o da campeã paralímpica e mundial Alana Maldonado, onde é promessa de boa pontuação no ranking mundial, assim como Thiego Marques, que vai competir na categoria 60 kg, sendo que a partir de agora, a modalidade inicia uma nova era após aprovação das alterações nas regras que separam os atletas em dois grupos de classificações oftalmológicas e reduzem o número de categorias.

Projeto Esporte e Cidadania (PEC)

Atualmente, as aulas das escolinhas da Semel estão inseridas dentro do Projeto Esporte e Cidadania (PEC), onde conta com diversas modalidades como ballet, bicicross, capoeira, futebol de campo, futebol society, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, vôlei, xadrez e zumba. Em relação ao judô, hoje a secretaria disponibiliza 70 vagas, onde 58 já foram preenchidas com as aulas sendo no Complexo Esportivo da VS-10.

As aulas das modalidades da Semel são ministradas quatro vezes durante a semana em diversos polos como: Ginásio Poliesportivo Islander Souza, Complexo Esportivo do Rio Verde, Complexo Esportivo da VS-10, Complexo Esportivo do Novo Brasil, Praça da Juventude e nas microrregiões da zona rural. As matrículas seguem abertas e os pais ou responsáveis devem procurar os polos que atendem crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

Funcionamento das Escolinhas

Horário das 8h às 21h, em todas as modalidades ofertadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Texto: Fábio Relvas – Foto: Elienai Araújo – Assessoria de Comunicação / PMP

Deo Martins