Usina da Paz em Canaã dos Carajás celebra primeiro ano com mais de 115 mil atendimentos

 Usina da Paz em Canaã dos Carajás celebra primeiro ano com mais de 115 mil atendimentos

Atividades educativas abrem novos caminhos para crianças e adolescentes

Um primeiro ciclo repleto de acolhimento, cuidado e cidadania, que vem transformando vidas e impulsionado sonhos no município de Canaã dos Carajás, na Região de Integração Carajás, Sudeste do Pará. Histórias que se concretizam a partir de cada serviço realizado na Usina da Paz Canaã, o complexo de difusão de políticas púbicas do Governo do Pará, que promove dezenas de ações por meio de 38 órgãos estaduais, além de parcerias com as gestões municipais, ONGs, Fundações e iniciativa privada.

Uma dessas histórias é da moradora Lucimar Azevedo, que está em Canaã dos Carajás desde 1990. Ela sofreu um grave acidente há seis anos e perdeu todos os movimentos. “Eu tinha que fazer fisioterapia, hidroterapia, e foi quando surgiu a Usina, que facilitou muito o meu tratamento. Antes eu tinha que pagar tudo particular, e a Usina, com a piscina, facilitou muito a minha vida. Hoje eu já consigo descer as escadas e andar sozinha na piscina, tive muita melhora”, conta Lucimar.Estado e rede de parceiros se unem para construir novas histórias em Canaã dos CarajásEstado e rede de parceiros se unem para construir novas histórias em Canaã dos Carajás – Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Já a designer gráfica Leila Oliveira, que mora em Canaã desde 2015, em sua primeira gestação enfrentou dificuldades físicas. Foi nas aulas de hidroginástica na UsiPaz que conseguiu bem-estar no restante da gravidez. “Eu sentia muitas dores e ansiedade, que é comum nesse período. Foi nas aulas de hidroginástica que consegui melhorar. Acho essa iniciativa muito gratificante, porque além das minhas aulas, vejo as outras acontecendo. Tem hora que eu paro pra ver os meninos fazendo aula de música. Isso tudo é muito gratificante”, conta a usuária dos serviços.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Transformação – Segundo o coordenador-geral da UsiPaz Canaã, Bruno Carvalho, são muitas as histórias de superação, ressignificação e, principalmente, transformação. “As mulheres que hoje possuem um protagonismo, jovens que renovaram suas esperanças e perspectivas, pessoas que receberam acolhimento em nossa Usina da Paz. Quando um grupo de pessoas chegou para uma aula de hidroginástica e detectamos a dificuldade e restrições da mobilidade corporal, resolvemos abrir uma turma de hidroterapia, para trabalhar a recuperação do movimento dessas pessoas”, relata Bruno Carvalho, acrescentando que a partir deste episódio foi instituído um programa denominado “Cuidar de quem Cuida“, para valorizar servidores e colaboradores.mmmFoto: Divulgação

Mais de 115 mil atendimentos – Neste primeiro ano de atividades, a UsiPaz Canaã realizou mais de 38 mil atendimentos na área de saúde e mais de 15 mil atendimentos na área dd esporte, além dos demais serviços nas áreas de cultura, lazer, educação, empreendedorismo, tecnologia e gastronomia, totalizando mais de 115 mil beneficiamentos aos moradores da região.

Foto: Divulgação

Bruno Carvalho ressalta que a UsiPaz atua com base em políticas transversais, consolidando pontes entre as secretarias estaduais, secretarias municipais, Terceiro Setor e iniciativa privada. “Nós inovamos com a implantação de uma parceria com a empresa Traterra, e atualmente com a Construtora Barbosa Mello, na democratização do acesso à cultura, por meio do projeto que formou a primeira Orquestra Sinfônica das Usinas da Paz no nosso município”, destaca.

O gestor ressalta também a atuação dos servidores responsáveis pelas atividades na UsiPaz. “Quem trabalha na Usina da Paz precisa entender o importante papel que possui como agente transformador de pessoas. Hoje nossa principal marca é o atendimento acolhedor e o estabelecimento do sentimento de pertencimento da nossa comunidade. A Usina da Paz se apresenta como um importante pilar para o fortalecimento de vínculos, combate ao preconceito, promovedor da inclusão e do empoderamento de mulheres e jovens de Canaã dos Carajás. Em um ano de atividades contabilizamos dezenas de serviços, centenas de histórias e milhares de vidas impactadas”, afirma o gestor.

Segundo o secretário Igor Normando, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), responsável pela gestão do Programa TerPaz, no qual as Usinas da Paz estão inseridas, este primeiro aniversário da UsiPaz Canaã “é um exemplo e um incentivo extremamente positivo para todas as demais Usinas da Paz, pois é visível a mudança de paradigmas entre a população de Canaã. Só temos a desejar parabéns e longa vida de atividades para a UsiPaz Canaã“.

Deo Martins