Usina da Paz Canaã dos Carajás segue transformando vidas no sudeste do Estado

 Usina da Paz Canaã dos Carajás segue transformando vidas no sudeste do Estado

Foto: MARCELO LELIS / AG. PARÁ

Há pouco mais de um ano em funcionamento, a Usina da Paz em Canaã dos Carajás, localizada na região de Integração de Carajás, no sudeste do Estado, tem se destacado por promover cidadania e oferecer mais de 70 serviços gratuitos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual. Este programa direciona um conjunto de esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico, contribuindo para a transformação positiva dessas comunidades.

Esses complexos multifuncionais representam um compromisso tangível com a promoção da cidadania e o fortalecimento dos laços sociais. O TerPaz impulsiona essa iniciativa, direcionando esforços para áreas sociais e econômicas mais necessitadas. O sucesso observado na Usina da Paz em Canaã dos Carajás reflete o impacto positivo desse modelo, proporcionando acesso fácil a serviços e catalisando mudanças educacionais, culturais e esportivas. As Usinas da Paz não são apenas edifícios; são promotores de um futuro mais promissor e inclusivo para as comunidades atendidas”, explicou o secretário de cidadania do Estado, Igor Normando.

O coordenador geral da Usina da Paz Canaã dos Carajás, Bruno de Carvalho, destaca a importância da iniciativa para o município: “Hoje a Usina da Paz de Canaã dos Carajás agregou uma nova história para o município porque ela concentra em um único espaço diversos serviços. Isso facilita muito para a nossa região que as famílias possam vir aqui realizar um atendimento médico, odontológico, cursos, atividades recreativas, em um espaço seguro”, afirmou.

Foto: MARCELO LELIS / AG. PARÁ

Segundo Bruno, a Usina da Paz tem alcançado resultados significativos durante o acolhimento à comunidade, por meio do atendimento humanizado. “Em pouco mais de um ano, a gente nem números substanciais de beneficiamentos aqui na Usina da Paz, um fluxo de 500 a 600 pessoas todos os dias passam por aqui. Realmente a gente conseguiu abraçar a comunidade e trazer esse acolhimento. A gente sempre conversa com a equipe para que o atendimento humanizado seja ponto de referência e está dando certo”, concluiu Bruno.

Oportunidades – Diversos usuários compartilham experiências positivas, como a aluna de informática, Gleice Figueiredo. Ela destaca a oportunidade ímpar oferecida pela Usina da Paz para capacitação e acolhimento.

É uma oportunidade ímpar porque a nossa cidade está crescendo, mas nem todos têm acesso a um espaço bem equipado e a vinda da Usina da Paz é uma oportunidade gigante para capacitar a gente, aqui é atendido todo tipo de público, para todos que precisam, eu faço várias atividades aqui, além do curso de informática, tenho acompanhamento psicológico… O acolhimento é fantástico. Aqui estamos tendo oportunidade de conhecer pessoas que estão comprometidas com essa transformação social”, contou Gleice.

A auxiliar administrativa Esther Sara de Souza não apenas participou de cursos oferecidos, mas também encontrou oportunidade de emprego no próprio local. “Pra mim foi muito gratificante vir para a Usina da Paz, eu vim desde o primeiro dia, já pude desfrutar de todos os serviços ofertados à comunidade, principalmente quando eu fiquei sabendo que teria um curso pré-vestibular, os professores são muito bons, realmente estão empenhados, inclusive já passei em um processo seletivo e agora estou trabalhando aqui dentro, estou muito feliz de trabalhar em um lugar que já fui atendida”, disse Esther.

Parceria – Desde o início de implantação do projeto na região, a Usina da Paz em Canaã dos Carajás estabeleceu uma sólida parceria com a Prefeitura, marcando uma colaboração que vai além do espaço físico. A construção desse complexo multifuncional teve seu ponto de partida com a doação do terreno pela Prefeitura ao Estado, demonstrando um compromisso conjunto desde os estágios iniciais do projeto.

É muito importante com essa parceria e os investimentos do nosso Governador Helder Barbalho, entendendo que precisam ser distribuídos para os 144 municípios, e Canaã dos Carajás está sendo contemplada. Essa colaboração não apenas fortalece a presença da Usina da Paz no município, mas também contribui para o desenvolvimento integral, cultural e educacional da comunidade, evidenciando o compromisso conjunto com o progresso e bem-estar de Canaã dos Carajás“, disse a prefeita, Josemira Gadelha.

Funcionamento – A Usina da Paz de Canaã está aberta à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. Além disso, atende à demanda da comunidade também aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

Localizada na Avenida D, S/N, ao lado da Nova Câmara dos Vereadores, no bairro Ouro Preto, a Usina da Paz Canaã dos Carajás se tornou um ponto central para acesso a uma variedade de serviços essenciais.

Expansão – Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, ampliando ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.

Agência Pará

Deo Martins