Serra Pelada recebe nova escola para 500 alunos

 Serra Pelada recebe nova escola para 500 alunos

Uma escola moderna e de qualidade foi entregue à comunidade de Serra Pelada, em Curionópolis, na manhã desta sexta-feira (1º). A inauguração da Escola Rita Lima foi feita pela prefeita Mariana Chamon, acompanhada do deputado estadual Chamonzinho, e celebrou um grande sonho da localidade, que antes sofria com as condições precárias da unidade.

De acordo com a gestora, ao assumir o mandato, o local estava em condições totalmente insalubres e os alunos chegavam a fazer refeições em uma palhoça de chão batido, além de estudarem em salas de aula eram muito ruins. As obras de reconstrução foram iniciadas em outubro de 2021 e entregues em tempo recorde.
Graças a Deus, a gente entrega uma escola moderna, com uma estrutura de excelência. São seis salas de aula climatizadas, com laboratório de informática, sala multiuso, um refeitório muito bonito e quadra de esportes coberta, que era um sonho dessas crianças”, comemora a prefeita.

O prédio tem capacidade para atender mais de 500 alunos e Mariana lembra que não é única melhoria em educação recebida por Serra Pelada, que também ganhará, em breve, uma creche. “São muitos avanços pra essa comunidade, além de pavimentação, drenagem, concreto em várias ruas e estamos cuidando de saúde dessa população. Para a gente é um momento de gratidão”.
O deputado Chamonzinho, que acompanha de perto a transformação de Curionópolis, também relembrou as más condições da escola antes das obras e ressalta que o futuro será melhor. “A gente fica muito feliz de poder ver a construção de uma obra tão importante, que vai dar condições para que o pessoal da Educação possa trabalhar e que as crianças possam ter uma escola com conforto e qualidade para serem educadas”, declarou.

O momento é histórico. Elma Araújo da Silva, que estudou na escola anos atrás, fala da alegria de ver tudo transformado para que agora os filhos estudem em um local confortável. “Eu ficava triste em ver que a estrutura era a mesma de quando eu era criança, tudo feio e caindo aos pedaços. Hoje me emociono em entrar aqui, ver todo esse sonho realizado e o quanto nossos filhos terão um lugar maravilhoso para estudar”.
A pequena Esther, de 10 anos, não vê a hora de poder se debruçar sobre os livros no prédio novinho. “Estou explodindo de felicidade, tudo aqui é perfeito e estou ansiosa para estudar e aprender muito aqui”.

Nesta tarde, na sede de Curionópolis, a prefeitura entrega também a Escola de Educação Infantil Dinalice Oliveira, que receberá mais de 300 crianças de um a cinco anos de idade e agora conta com toda a estrutura para cuidar dos pequenos alunos e amparar as mães.
Além das escolas novas, a Prefeitura de Curionópolis também reformou todas as unidades educacionais, postos de saúde, Praça da Juventude, CRAS e prédios importantes como a Secretaria de Educação, Vigilância Sanitária e Departamento Municipal de Arrecadação. Além disso, desapropriou, reformou e ampliou o Prédio da Prefeitura Municipal que agora é patrimônio do município.

Deo Martins