Segunda campanha de doação de sangue de 2022 foi um sucesso em Parauapebas

 Segunda campanha de doação de sangue de 2022 foi um sucesso em Parauapebas

No último sábado, 25, foi realizada nas dependências da Policlínica, a campanha de doação de sangue, com tema: “Arraiá Solidário, doe sangue. Arraste o pé e vem doar”. A campanha foi promovida no município pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), em parceria com o Hemocentro de Marabá.

Com a campanha foram coletas 150 bolsas de sangue em apenas um dia. Uma campanha educativa e alusiva ao mês junino que contou com a participação de vários voluntários trabalhando na conscientização da importância de doar sangue e também sobre as doenças que tem necessidade do uso desse sangue.

As campanhas são realizadas a cada três meses no município, para reposição do estoque fornecido e suprimento da demanda transfusional. Em média o município de Parauapebas realiza 250 transfusões de sangue por mês, entre os pacientes receptores estão os acidentados, parturientes, pacientes da oncologia e também portadores de doenças hematológicas.

Segundo o secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, o ato de doar sangue significa estender a mão ao próximo. “Resultado positivo, o que significa que os doadores abraçaram esta causa em prol do amor. Não fazemos ideia de quem pode precisar deste sangue amanhã, pode ser eu ou até mesmo o próprio doador. Com nosso estoque abastecido, vidas serão salvas”.

Entenda um pouco mais sobre a doação de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.

A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Texto: Ítalo Almeida – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins