Sefa apreende mais de 100 mil litros de álcool etílico em Carajás

 Sefa apreende mais de 100 mil litros de álcool etílico em Carajás

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa, lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, sudeste do Estado, apreenderam na última quinta-feira (07) dois caminhões tanque transportando 115.528 litros de álcool etílico com nota fiscal irregular.

Na nota fiscal apresentada constava que a mercadoria tinha saído do Mato Grosso com destino a São Paulo. “Após analisarmos as notas fiscais descobrimos que houve quebra de trânsito, ou seja, a rota de viagem era totalmente sem nexo com relação ao que estava descrito no documento fiscal. Se a mercadoria tinha saído do Mato Grosso com destino a SP não precisava ter passado em Marabá”, explica o coordenador da unidade fiscal de Carajás, Gustavo Bozola.

O valor total da mercadoria é de R$ 430 mil e foram lavrados dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs) no valor de R$ 378,310 mil, referente a ICMS e multa. Os caminhões estão na unidade fazendária de Marabá a espera do recolhimento do imposto.

A apreensão teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que abordou os transportadores. “Tivemos também a colaboração da coordenação de mercadorias em trânsito de Belém, e comunicamos a apreensão para a Agência Nacional de Petróleo, ANP. Mais uma vez vimos como é importante o trabalho conjunto”, informou Bozola.

Deo Martins