Projeto de Lei dá nova denominação à quadra da PA-275

 Projeto de Lei dá nova denominação à quadra da PA-275
A quadra de society da PA-275 (próxima a portaria da Vale) agora passa a denominar-se “QUADRA ANEILTON DANTAS”. A nova denominação feita para homenagear o atleta Aneilton, vítima de um acidente de trabalho, foi uma solicitação dos atletas, amigos, familiares e amantes do futsal de Parauapebas e tornou-se realidade devido a um Projeto de Lei de autoria do vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha. O projeto votado nesta terça-feira, 28, em sessão plenária da Câmara de Parauapebas, foi aprovado por unânimidade.

Aneilton Pinto Dantas era uma pessoa muito querida por todos que o conheciam, no seu trabalho na empresa Vale e dentro do esporte de Parauapebas. Em 2019, ele jogou o campeonato municipal Master pela equipe do ASERP. No entanto, onde ele mais se identificava era no futsal, era o que ele amava. Tinha um time ‘Art Soccer’ muito respeitado na primeira divisão do Campeonato Municipal de Parauapebas. Aneilton, foi fundamental nos jogos que levaram o seu time a ser  campeão no ano 2018. 

O profissional e jogador também fazia parte da diretoria do “100compromisso”, um grupo de amigos que jogam campeonatos na cidade e região, mas o objetivo principal do 100compromisso sempre foi a realização de ações sociais. O atleta também fez parte, durante vários anos, da comissão técnica da Seleção de Futsal de Parauapebas. 

Em 2020 participou da organização da primeira “COPA PA-275”, competição de futsal que aconteceu na quadra da PA-275, próxima à portaria. A disputa, um sucesso entre os desportistas, era o desejo de todos os atletas de futsal do município. Hoje o campeonato é uma tradição entre os jogadores de futsal. 
Em 2021 a organização da Copa resolveu mudar o nome da competição e homenagear o Aneilton. Ela passou a se chamar “COPA PA-275 ANEILTON DANTAS”, homenagem mais que merecida a uma pessoa que tanto fez pelo futsal de Parauapebas.

Acidente de trabalho

Infelizmente, no dia 21 de dezembro de 2020, Aneilton veio a óbito em um acidente de trabalho, na empresa Vale em que trabalhava há noves anos. Nascido em 10 de junho de 1985, natural de Bacabal, no estado do Maranhão, filho do Srº Antônio de Jesus Dantas e Srª Lusimar Sousa Pinto, Aneilton faleceu aos 35 anos de idade, dos quais 23 morou em Parauapebas.

“E a pedido de amigos, atletas, familiares e amantes do futsal de Parauapebas, a quadra onde todo ano acontece a Copa de futsal do município será eternizada com o nome do Aneilton. Pois, entendemos que essa homenagem é mais do que justa por todo amor, dedicação e compromisso com o esporte que o atleta e cidadão sempre teve”, ressaltou Miquinha. 
Texto: Rosiere Morais

Deo Martins