Prefeitura inicia construção de nova ponte situada entre Tropical e Vale do Sol

 Prefeitura inicia construção de nova ponte situada entre Tropical e Vale do Sol

Quem costuma transitar pela ponte da av. Dubai entre os bairros Tropical e Vale do Sol já deve ter notado uma movimentação diferente desde a última quarta-feira, 05. É que a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), iniciou a demolição da antiga estrutura da ponte para iniciar, imediatamente, a construção de uma nova ponte em concreto armado, o que trará mais segurança para os moradores.

A obra faz parte da primeira etapa do Projeto Igarapé Lajeado e está prevista para ser concluída em quatro meses. “Vamos construir uma nova estrutura de ponte, com 18 metros de largura por 22 metros de comprimento”, informa Cairo Prudente, engenheiro civil do Prosap, para explicar que o objetivo da nova estrutura é acabar com as inundações corriqueiras no período do chuvoso.

A nova estrutura terá três metros a mais de altura. “Será feito um sistema de macrodrenagem dentro do canal, para, assim, darmos uma maior segurança para os moradores do Tropical e Vale do Sol”, adianta o engenheiro.

Em decorrência da obra, o trânsito da av. Dubai está sendo desviado para as avenidas Castanheira e Jatobá. Além das novas dimensões, a nova ponte será transformada em mão dupla, passando dos atuais 18 para 22 metros de comprimento e de 10 para 18 metros de largura.

Sinalização

Durante o prazo de execução da obra, todo o perímetro do seu entorno ficará devidamente sinalizado com placas informativas e New Jersey, que é aquela barreira de segurança usada para separar fluxos de tráfego ou delimitar zonas em obras.

Assim, é importante que a população se atente e respeite todas as sinalizações, redobrando os cuidados para que acidentes sejam evitados no local.

A sinalização está sendo feita em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), e os agentes darão apoio para a organização do trânsito durante todo o período de obras.

Além das novas dimensões, a ponte entre o Tropical e Vale do Sol também vai contar com sistema de iluminação com lâmpadas de led, espaço para pedestres e ciclistas e, ainda, sinalização adequada.

Passarela

Para manter o acesso de pedestres entre um bairro e outro, uma passarela foi construída até a conclusão da nova estrutura. “Aqui ao lado construímos uma passarela de uso exclusivo para os pedestres, com o intuito de facilitar a trafegabilidade das pessoas. Também vamos acertar a passagem da rua em relação à largura existente para ganharmos um fluxo maior de veículos”, explica Cairo Prudente.

Social

Assim como nas demais obras realizadas pelo Prosap, a equipe social também está fazendo um trabalho informativo e preventivo junto à comunidade do local.

“Estamos imensamente felizes com a receptividade de todos os moradores dos bairros Vale do Sol, Ypê, Ipiranga e Tropical. Essa ponte antiga causava grandes transtornos no período chuvoso e, hoje, a gente tem um indicativo de, num futuro muito próximo, termos uma nova ponte que beneficiará a todos”, diz Moacir Patrício, relações comunitárias do Prosap.

Texto: Nara Moura/Prosap – Fotos: Orion Lima – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins