Luto na MPB: Fundador do Clube da Esquina, Lô Borges Morre aos 73 Anos.

O cantor e compositor Salomão Borges Filho, conhecido artisticamente como Lô Borges, um dos fundadores e principais nomes do movimento Clube da Esquina, faleceu em Belo Horizonte (MG) no domingo, 2 de novembro de 2025, aos 73 anos.
Lô Borges morreu na noite de domingo, 2 de novembro de 2025, às 20h50, no Hospital Unimed – Unidade Contorno, em Belo Horizonte. A causa da morte foi confirmada pelo hospital como Falência Múltipla de Órgãos.
O cantor deu entrada no hospital no dia 17 de outubro de 2025, sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à intoxicação. Ele permaneceu internado por cerca de 16 a 18 dias. Durante o período de internação, o quadro clínico do artista era considerado grave e exigiu procedimentos complexos. Lô Borges foi submetido a ventilação mecânica para auxiliar a respiração. No final de outubro, passou por uma traqueostomia para maior conforto e manutenção da respiração assistida, e precisou iniciar o tratamento de hemodiálise, indicando que a função renal estava comprometida pela intoxicação. Nos seus últimos dias, o quadro evoluiu para choque séptico, que culminou na falência de múltiplos órgãos.
O ícone da música popular brasileira Lô Borges, ficou conhecido por sua parceria com Milton Nascimento, onde aos 19 anos, ele foi coautor, ao lado de Milton Nascimento e outros, do álbum duplo “Clube da Esquina” (1972), considerado um dos mais importantes da história da música brasileira. Gravou também com Elis Regina, Tom Jobim (que fez uma versão em inglês de “O Trem Azul”, parceria de Lô com Ronaldo Bastos), Samuel Rosa, Beto Guedes, Lobão, Nando Reis e Caetano Veloso (com quem compôs a canção “Sem Não”).
Entre as canções que viraram clássicos, estão em destaque “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” (com Márcio Borges), “Paisagem da Janela” (com Fernando Brant) e “O Trem Azul” (com Ronaldo Bastos).
Apesar da idade, Lô Borges permaneceu artisticamente muito ativo, lançando discos em anos consecutivos até recentemente, como Céu de Giz (2025, em parceria com Zeca Baleiro) e Tobogã (2024).
Lô Borges deixa o filho Luca Arroyo Borges, de 27 anos e uma vasta e influente obra musical. O velório do artista será em Belo Horizonte, no Palácio das Artes. Das 9h às 15h da terça-feira (4/11), os fãs poderão se despedir.
