Criminosos armados atacam garimpo no Pará; PM reage e três são mortos

 Criminosos armados atacam garimpo no Pará; PM reage e três são mortos

Tiroteio no sudoeste do Pará: assalto a garimpo acaba em mortes

Três homens morreram durante um violento confronto armado em uma vicinal do município de Novo Progresso, na região sudoeste do Pará. O incidente envolveu duas guarnições do 46º Batalhão, comandadas pelo tenente-coronel Gama e pelo capitão Garcia, com o tenente Rosivaldo atuando como oficial de dia.

Segundo informações repassadas ao coronel Márcio Abud, comandante do CPR X, o caso começou quando um homem se deslocou até o 46º Batalhão relatando que havia sido vítima de um assalto em sua área de garimpo, localizada a cerca de 120 km da cidade.

A vítima informou que quatro homens armados com pistolas e armas longas fizeram os funcionários do garimpo reféns e levaram duas espingardas, uma motocicleta Bros vermelha, aparelhos celulares e aproximadamente 300 gramas de ouro. Após ser orientado a registrar a ocorrência, ele entrou em contato com o tenente Rosivaldo à noite, informando que seguia acompanhado de um Fiat Uno branco com quatro suspeitos armados, próximo à vicinal Canaã, nas proximidades da comunidade Alvorada da Amazônia, e suspeitava que se tratavam dos mesmos criminosos do assalto.

O tenente Rosivaldo acionou a guarnição do PPD de Alvorada da Amazônia, e as duas equipes se deslocaram em direção ao veículo suspeito. A cerca de 5 km da entrada da vicinal, as equipes se depararam com o carro, momento em que os ocupantes efetuaram disparos contra a viatura. Os suspeitos desembarcaram e continuaram atirando, atingindo a lateral e o giroflex da viatura da guarnição de Alvorada da Amazônia. Para cessar a agressão, os policiais revidaram, alvejando os quatro ocupantes.

Confronto e Fatalidades

Os feridos foram levados ao hospital de Novo Progresso, mas todos evoluíram a óbito. No veículo, a polícia encontrou diversos utensílios de acampamento, incluindo duas antenas “Starlink”, carregadores de pistolas e munições.

Dos quatro mortos, apenas Edson Douglas Martins de Oliveira, de 32 anos, foi identificado. Consulta ao InfoSeg revelou que ele respondia a sete processos na Justiça.

Durante a operação, foram apreendidos:

  • Um revólver calibre 38 com seis estojos deflagrados;
  • Uma pistola Taurus G3, calibre 9mm, com dois carregadores e 17 cartuchos;
  • Um coldre em material sintético;
  • Uma espingarda calibre 22 com 11 cartuchos intactos;
  • Um carregador com 27 cartuchos calibre 9mm;
  • Sete aparelhos celulares, sendo dois deles pertencentes às vítimas do assalto no garimpo.

As informações são do repórter JR Avelar – Diário do Pará

    Deo Martins