Limpeza do rio Parauapebas encerra 27º Semana do Meio Ambiente

 Limpeza do rio Parauapebas encerra 27º Semana do Meio Ambiente

Uma semana de muito aprendizado e principalmente cuidados que devemos adotar para preservar a nossa natureza para as gerações futuras. Assim foi a 27º Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade ( Semma ) que esse ano trouxe como tema “ Parauapebas: Terra fértil e sustentável”. Durante toda a semana foram realizadas diversas atividades: Workshop, doação de mudas, apresentações lúdicas entre outros. Uma audiência pública aconteceu na última quinta-feira (09) no auditório da Câmara Municipal, que teve como objetivo debater ideias e principalmente ações para preservar o nosso rio Parauapebas.

Para finalizar as atividades na sexta-feira (10) foi realizado o Programa Verão mais limpo, um verdadeiro mutirão de limpeza no rio Parauapebas. O trecho escolhido foi no final da Rua Pernambuco, bairro Liberdade. Onde quem esteve participando da ação ajudou e muito o nosso meio ambiente recolhendo lixo no entorno do rio Parauapebas.

Uma semana muito produtiva graças a Deus deu tudo certo. Estamos aqui hoje finalizando nas margens do rio Parauapebas, já recolhemos várias garrafas pets. A gente encerra levando educação ambiental a nossa população que tanto precisa do nosso rio e a nossa missão, o nosso objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade é cuidar do nosso rio” frisou o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Fabricio Alves

A equipe do Drive Thru da Reciclagem, também marcou presença e desde que foi lançado o projeto mais de 50 mil garrafas pets foram coletadas. E com tudo isso quem agradece é o meio ambiente.

O projeto também foi ampliado para as escolas do município com o objetivo de estimular as crianças, desde a infância a ter esse cuidado com a natureza e com o meio ambiente em que estão inseridas. Os professores têm um papel essencial de formação de cidadãos sustentáveis, mas esse reforço deve ser também praticado em casa pelos pais, que devem estimular as crianças a ter esse cuidado com a natureza” explica Luzenir Amarante, Analista Ambiental

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBIO ) também esteve participando desse momento importante de preservar uma das nossas maiores riquezas, o rio Parauapebas. “ A cidade hoje é contemplada com a beleza cênica desse rio maravilhoso que é o rio Parauapebas. É importante cuidar dessa água que é dele que a gente vive. Um momento muito importante não só pela Semana do Meio Ambiente, mas o cuidado deve ser todos os dias com a natureza e trás pra nós a esperança e a felicidade de viver melhor” afirma Vitor Garcia, Coordenador de Uso Público ICMBIO.

Texto: Marcelo Duarte – Foto: Elienai Araujo

Deo Martins