Komatsu inicia, em parceria com SENAI, 9ª turma de programa de capacitação

 Komatsu inicia, em parceria com SENAI, 9ª turma de programa de capacitação

O projeto, também conhecido por KIP Comunidade, tem por objetivo fomentar a capacitação profissional de jovens de Parauapebas, no Pará, como mecânicos de manutenção de equipamento de mineração. Para essa nova turma, que acontecerá no período noturno, foram recebidas 1.666 inscrições e um total de 25 alunos foram selecionados, entre homens e mulheres.

Estamos muito felizes por, mais uma vez, podermos oferecer um programa de qualificação que contribui com o desenvolvimento socioeconômico do município”, afirma Ideraldo Soares, gerente de Treinamentos Komatsu.

É com muito prazer e satisfação que o SENAI vem contribuindo para uma formação sólida e coesa dentro do município de Parauapebas. Temos o dever de formar pessoas que, antes de serem bons profissionais, precisam ser bons seres humanos, a prerrogativa de que nossos alunos precisam contribuir para uma sociedade melhor, mais responsável, igualitária, proativa e ética. Participar do KIP em parceria com a Komatsu nos deixa orgulhosos e faremos de tudo para continuar proporcionando uma formação de qualidade e excelência”, afirma Erick Ramon, coordenador pedagógico do SENAI Parauapebas.

Segurança na mineração e disciplinas

Durante o programa, a Komatsu se dedica às informações sobre segurança na mineração e o SENAI ministra aulas teóricas sobre os fundamentos básicos de manutenção de equipamentos. Dentre as disciplinas estão Segurança Aplicada, Literatura Técnica, Inglês Técnico, Trem de Força, Hidráulica, Motor a Diesel, Eletricidade, Apresentação de equipamentos Komatsu, Manutenção Preventiva, Remoção e Instalação de Componentes. O conteúdo total da formação conta com 470 horas, distribuídas em quatro meses de curso.

Eu sei que no mercado tem muitas oportunidades, com esse curso eu quero aprimorar minhas habilidades e conquistar meu espaço”, comenta o participante João Vilanez, de 19 anos, nascido em Parauapebas.

Para aluna Êmile Luzia, 22, moradora do bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, participar do KIP é uma oportunidade. “De onde eu venho, Rio Grande do Norte, eu não tive oportunidades. Eu cheguei até aqui e essa oportunidade é de grande valia para mim”, conta.

As nove turmas do KIP em Parauapebas já formaram, entre 2018 e 2022, 180 alunos para a função de mecânico de manutenção de equipamento de mineração. Esse programa de capacitação é contínuo e outras turmas devem ser formadas em 2023.

Sobre a Komatsu

A Komatsu é líder na fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.

Connectare Comunicação

Deo Martins